Lição 9. Esaú, as bênçãos da promessa por um prato de lentilhas

Lição 9 Ebd 2 tri 2023

Esaú- as bençãos da promessa por um prato de lentilhas

Tópico 1

Quando priorizamos em nossa vida terrena, em que Deus e a nossa base de sustentação (Mt 16:33) o que fizermos não há de nos decepcionar, porque vivemos a esfera celeste (Col 3: 1,2) e Nele os resultados serão bem melhores (Sl 1). Os judeus também rejeitaram de serem a nação privilegiada e primogênita para salvação, pois Deus veio para eles (João 1:11). Primogenitura: a benção dobrada no sentido espiritual, bençãos aqui na terra e também bençãos no céu (Mc 10:30).

A autoridade da primogenitura na vida daqueles que se tornaram filhos de Deus (João 1:12), eu comparo com a cidade de Belém Efrata, local do nascimento de Cristo (Mq 5:2). Para os Cristãos é outorgada o dever sermos pequenos Cristos, representando sermos herdeiros de Deus e co- herdeiro com Cristo ( Rm 8:17).

Tópico 2

Somos muitas vezes presos por aquilo que se vê (Ex. História de Sansão), e deixamos de sermos livres por aquilo que se crê (2 Cor 5:7), ninguém vai morrer de fome, mas podem morrer com fome de Deus, se não comerem o pão da vida que é Cristo (João 6:35). A tendência humana é deixar se levar para o mais fácil e rejeitar o mais difícil, como diz a Bíblia: a porta estreita e o caminho largo (Mt 7:13,14), aquele que achar a sua vida vai perde-la, mas aquele que perder a sua vida por amor a Cristo, este vai acha-la (Mt 16:25).

O perigo é valorizar mais os nossos interesses e não os interesses de Cristo (Fp 2:21), ou ser conhecedor e se tornar inimigo da cruz de Cristo (Fp 3:18), sendo que um dia foram iluminados (Hb 6: 4,5,6).

Tópico 3

Tem honras e privilégios que deixamos passar de nossas vidas, e se não queremos passar o processo de Deus, certamente Deus levantará outro em nosso lugar (Mt 3:9,10).

O importante é produzir frutos dignos de arrependimento (Mt 3:8), Deus sempre abençoará os seus filhos, é como sempre digo: para obter as bençãos de Deus é condicionada, e sem méritos, enquanto que para adorar a Deus é sem condicionalismo, pois é uma atitude voluntariosa por meio da graça de Deus, então digo: ninguém se prive da graça de Deus como fez Esaú (Hb 12:15). Não alimente mágoa em seu coração, mesmo sabendo que não foi a sua culpa, pois ao se aproximar de Deus, e se tiver alguma mágoa no seu coração para com o seu irmão, a sua oferta não será aceita, antes vai e reconcilie com seu irmão (Mt 5:23,24) para vivermos unidos nas benção de Deus (Sl 133).

Bom Estudo!

Irmão Robson Duarte


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo