Lição 6 EBD 3 tri 2023
Jonas – um alerta para cumprir o chamado de Deus
Tópico 1
A razão da nossa existência tem três dimensões, a primeira é reconhecer o Senhorio de Cristo (Fp 2:11), segundo é reconhecer que somos servos para obedecer ao Senhor (João 15:20), terceiro é estarmos aqui para cumprir o chamado de Deus em nossa vida, (Nossa missão! Atos 20:24). O significado do nome Jonas é (pomba), evidenciando de verdade ao seu chamado, que quer dizer (Mensageiro! Is 60:8), e digo que precisamos voar nas asas do Espírito para obedecer o (IDE! Mc 16:15). Quando Deus envia-nos precisamos falar somente o que Deus falou, e não acrescentarmos nada (Ez 13:7), porque corremos o risco de se tornar uma mensagem pessoal), pois as mensagens de juízo de Deus, nunca serás desassociada do arrependimento encontrado (Ex 33:19).
Assista a video aula aqui
A fuga de Jonas foi pessoal (Foi por medo e tendo como sua justificativa (Anular) a misericórdia de Deus), pois acreditava que Ninive não era merecedores, por serem um povo violento, e não podemos agir assim, não podemos anular a oportunidade de vidas serem alcançadas a misericórdia de Deus, e foi isto que Deus fez para (Jonas), fazendo-o enxergar mantando de um dia para o outro a aboboreira (Jn 4:10,11). Jonas queria Anular a misericórdia de Deus, por não dizer que estava com medo (Justificativa sem causa).
Tópico 2
Ninguém consegue fugir e esconder da presença de Deus (Sl 139:7,8,9,10), foi o que fez inutilmente o profeta Jonas (Jn 1:3). Quando reconhecemos que fomos omissos e desobedientes, e estivermos dispostos a fazer a vontade de Deus, Deus nos dará estratégias para fazer a sua vontade (Jn 2:10). Deus quer que todos se arrependam, e alcancem o perdão de Deus (1Tm 2:4), uma coisa interessante de notar nesta mensagem do profeta Jonas, é que a mensagem foi entregue coletivamente, como também o arrependimento foi também coletivo (Jn 3:5,6,7,8,9).
Tópico 3
Servimos a um Deus que tem todo poder no céu e na terra (Mt 28:18), nada escapa de seu controle (Is 43:13), tudo que Ele faz tem um propósito, Ele faz a ferida mas também a cura (Jó 5:18).O verdadeiro arrependimento é aquele que nos faz se alegrar por não mais praticá-los, quando somos confrontados com os pecados praticados, mas se gerar tristeza no coração por não poder fazer-los mais, então não é arrependimento, e sim é remorso, se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres (João 8:36) devemos a partir de um arrependimento genuíno viver um novo estilo de vida no Espírito (Ef 5:8,9,10).
Somos idênticos ao profeta Jonas, mas precisamos aprender que nesta Seara, não estamos a fazer o que temos que fazer, sozinhos nesta empreita, pois Deus estarás, e serás conosco por onde quer andares. (Js 1:9) Bom Estudo!
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário