(Comentário à lição 2 EBD 4 tri 2023)
Por: Robson Duarte
Tópico 1
O ato de servir expressa o amor de Deus em Cristo no meio de nós, para que seja encontrado em nós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (Fp 2:5). A sensação de servir a Deus e ao próximo na humildade, nós traz um sentimento de alegria e não tristeza (Mt 19:21), para nos fazer saber que tal incumbência foi cumprida (Lc 10:37).Imitando a Cristo (1Cor 11:1). Quem quiser ser o primeiro será o último (Mc 10:43,44,45), e a finalidade da humildade nos fará expressar a vontade de Deus e não a nossa (Mt 26:39). O poder do convencimento não está no autoritarismo (Síndrome de Diótrefes), e sim numa palavra adocicada pela humildade, e isto é honroso diante de Deus (Pv 22:4). Servir ao Senhor e a próximo com Amor, nos faz buscar os interesses de Deus (Fp 2:21).
Tópico 2
O ato de servir tem como finalidade de anunciar a pessoa de Cristo em nós (Mt 25:40), e ao servir a Deus precisamos estar com vossos ânimos desejoso de estar nesta esfera (Sl 100:2), e quem serve a Deus passará a andar na esfera do bem (3 João 11). O conceito de servir precisa ser contagiante e dominante na contextualização universal, ou seja, se nós pensarmos só em nós mesmos, como o será então a expansão do evangelho de Cristo na terra? Isaías entendeu a pergunta de Deus e se colocou na brecha (Is 6:8,9). Servir é fazer o bem aos domésticos da fé (Gl 6:10), e para que isso seja notório precisamos entender que é preciso levar uma vida de renúncias (2Cor 12:15) para o bem comum da Igreja, e até ser nescessário em busca da ovelha perdida (Lc 15:4,5).
ASSISTA A VIDEO AULA AQUI
Tópico 3
A legitimidade de servir com diligência, e que agrada a Deus é reconhecer que Cristo sendo Deus, tomou a forma de servo (Fp 2:7). A diaconia visa aprimoramento serviçal dentro da exigência eclesiástica (At 6:2,3 a), para o bom andamento da obra do Senhor, Obs. Digo que o Diácono é muitas das vezes aquele que já faz o que tem que ser feito, e faz algo a mais, e não é aquele que passará a fazer depois da nomeação, sem generalizar (concluo), pois se fizermos só o que nos manda seremos inútil (Lc 17:10). Digo que os pastores devem servir o seu rebanho, dando a segurança de estabilidade espiritual para suas ovelhas, pois eles tem a incumbência de protege-las, ou seja, guardar dos mercenários (João 10:11,12), e de qualquer vento de doutrina (Ef 4:14,15) e que não possam fazer presa deles (Col 2:8). Ao servir fora das fronteiras de quatro paredes, passaremos não só a cumprir a lei de Cristo (Gl 6:2), como também teremos um estilo de vida satisfatório, pois o Emanuel estará no nosso meio (Mt 1:23), até o dia em que Ele voltar para nos buscar (Tt 2:13,14).
Bom Estudo!

VENHA ESTUDAR CONOSCO!
TOTALMENTE ONLINE
CERTIFICADO E CREDENCIAL
NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário