Ordenanças para crer e descer às águas

Lição 1 EBD 2 tri 2024

Tópico 1

Bom de inicio digo: Para que realmente possamos ingressar no Reino de Deus, precisamos crer no que diz o evangelho de Jesus Cristo sobre Ele mesmo o Salvador (João 5:39), isto nos dará (CORAGEM) para fazer uma confissão pública através do batismo nas águas (2Tm 1:7), e que desde este ato então declaramos que viveremos para Deus e não mais para o mundo (Rm 6:11).

Nós estávamos longe de Deus (Rm 3:23), e ao crer no Sacrifício de Cristo na Cruz, iniciou-se então a nossa aproximação a Ele pela fé, que é um dom de Deus (Ef 2:8). Ao se crer em Jesus, os resultados que a de nos seguir serão confirmados pela obediência (João 15:7), é impossível dar alguns resultados positivos se estes dois quesitos não estiverem interligados (Lc 11:28).

Precisamos entender que somente passaremos a ser chamados de filhos de Deus para sermos Dele, e estar na sua benção, se acreditarmos Nele (João 1:12), caso contrário a repercussão vivencial tanto terrena e celeste para estes, é estar longe da benção de Deus e serem condenados para sempre (João 3:19).

Venha estudar conosco

Tópico 2

Há muitos tipos de Batismo, mas a postura correta do batismo é por imersão, e com uma fórmula que o próprio Jesus ensinou (Mt 28:19,20). Embora o batismo era feito pelos homens, mas neste quesito tinha valor e autoridade divina (João 3:11). A coragem daquele que foi batizado nas águas vem pela fé em Cristo, criando em seu ser um sentimento desejoso de servir a Deus, o batismo é um testemunho visível de que Deus é poderoso para transformar o mais vil pecador em benção (Gl 2:20), ou seja, é dizer para o mundo que o que éramos não somos mais, e sim passaremos a ser o que Deus quer que sejamos (2 Co 5:17).

A importância do Batismo ao exemplo de Jesus, entendo que foi necessário Ele passar pelo mesmo, evidenciando assim os propósitos da justiça de Deus (Mt 3:15), sendo que justiça tem significado de andar em conformidade com os direitos (Dicionário Aurélio), ou seja, andar em obediência aos propósitos de Deus, e é estes quem Ele Ama e procura (João 14:21) Oh! Glória!

O curso Conhecendo o Espírito Santo propõe estudar os principais pontos doutrinários acerca da pessoa do Espírito Santo. Serão abordados temas como a sua na criação, no Antigo Testamento, no ministério terreno de Jesus, a sua descida no Pentecostes, seus frutos, dons e ação na Igreja.

Tópico 3

O batismo no seu propósito maior é reforçar aquilo que se acredita, e consequentemente o tal precisa arrepender- se da velha vida cheio de pecado que tinha (João 3: 5,6,7), e declarar publicamente que acredita em tudo o que a palavra de Deus está dizendo, para sua transformação ser do agrado de Deus. O que transforma não é o batismo, e sim ser fiel a sua confissão (Mc 1:15)

Ao se batizar passamos a se envolver definitivamente no rol de membros de uma Igreja, Antes disso éramos somente na sua socialização uma comunidade se assim fazíamos, agora a responsabilidade de zelar e cuidar passou a ser maior em nossas vidas, com o propósito de sequenciar as obras de Cristo, pois a igreja é a coluna e firmeza da verdade, ou seja, precisamos viver na verdade de Deus e sermos exemplos para os incrédulos (1Tm 3:15).

Só seremos uma testemunha fiel de Jesus por meio desta confissão pública, se estivermos baseado em ter um relacionamento sincero com Cristo, pois seremos afrontados e desafiados nesta nova empreita do Espírito. (1 Pd 3:15).

Bom Estudo!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo