Ordenança para uma vida de santificação

Por Robson Duarte

Comentário da Lição 9 Ebd 2 tri 2024

Tópico 1

A nossa santificação começa quando se teme ao Senhor (Pv 9:10), tendo como regra de fé e prática a sua Palavra, pois Jesus disse Santifica-os na verdade pois a tua Palavra é a Verdade (João 17:17), e Ela nos fará voltar a nos identificar com Deus, na mesma dimensão da sua Santidade (1 Pd 1:15,16). A santificação existente na vida de um ser que realmente quer morar no Céu pela Fé em Cristo, se dá em ser separado do mundo, e isto é evidenciado quando o tal prefere Amar mais a Deus do que o mundo (1 João 2:15,16,), e estes estarão livres da condenação Eterna (Rm 8:2), pois a condição de ser santo implica em abandonar a prática do pecado, pois sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12:14). Temos duas distintas formas de santificação, 1* A instantânea e a 2* progressiva, falar da Santificação instantânea é aquela que nos outorga a oportunidade de sermos perdoados ao crer, na morte de Jesus através do seu sangue (1 João 1:7).

A Santificação progressiva se dá a medida que aplicarmos a Palavra de Deus em nossa vida diária, e isto será evidenciado quando aprendermos a andar nos domínios de Deus através do seu Espirito Santo (João 16: 7,8,9,10,11), para que naquele grande dia (Vinda do Senhor) não sermos encontrados em falta (Mt 25: 8,9).

Pois digo somos sim salvos em Cristo, mas precisamos andar como Ele andou até o fim (1 João 1:6 ; 1 João 2:6/a). Quando ocorreu a queda do homem no Éden, fomos descaracterizados não tendo mais a imagem de Deus (Caráter e divindade), mas só podemos voltar a este estado original, quando passarmos a dar a Deus o que é de Deus (Mt 22:21), César o imperador de Roma não tinha a sua imagem na moeda? E você não tem a imagem de Deus? Reflita nisso!

Tópico 2

Podemos não ser igual a Deus por causa da efêmera natureza pecaminosa em que caímos pela queda no Éden por desobediência, mas é dever sermos igual a Ele em santidade (Lv 20:7) por meio de atitudes transformadora diante de uma geração incrédula (Fp 2:15). Deus quer que sejamos santos por inteiro, ou seja, Tricotomia (1Tess 5:23). Sendo que o que mais prejudica o homem neste quesito, é o que sai de dentro do homem (Espírito) e não o que entra dentro dele (Mt 15:11), e outra coisa a santificação não pode ser representativa (Corpo), e sim vivida na sua plenitude, claro que será com permissão da Alma, baseado na sua escolha Interior, e é o que está dentro dela que vai defini-la como ser Santo ou não (Mt 23:27,28).

O mundo quer sempre nos denegrir como Igreja, mas a Igreja de Cristo é forte porque é o Senhor que a defende (Mt 16:18), e por sermos o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5:13,14,15,16) a autoridade sobre eles está em nós e não neles, por causa do Evangelho de poder que pregamos (Rm 1:16).

Tópico 3

Como discípulo de Cristo se assim podemos dizer aos que realmente se converteram, será preciso aceitar que o velho homem morra, e revistamo-nos de ser um novo homem na presença de Deus em santidade e justiça (Ef 4:24). O mundo precisa sair de nós, porque ele vive uma filosofia de vida com a impressão de que a vida nunca vai acabar aqui (Lc 12:19), sendo que iremos ter um novo começo de vida na eternidade com Cristo (1 João 2:17).

Digo para encerrar e nos garantir estar seguro aquele Dia, podemos fazer tudo o que queremos, mas nem tudo nos alicerçará em Deus (1 Cor 6:12).

Bom Estudo!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo