Lição 12 Ebd 2 tri 2024
Ordenança para amar o próximo
Tópico 1
Esta lição de hoje vamos falar não só do amor a Deus como também o amor ao próximo, digo: que é este Relacionamento Tríade (Deus, nós e o próximo) que norteiam o propósito maior da Salvação, pois Deus quer salvar a todos por este Amor (João 3:16). Sendo imposto isto como mandamento (Mc 12:31) que implica a genuína fé que a professamos, ou seja, o Evangelho não veio só para nós, mas sim para todos nós como um todo, pois todos carecem da misericórdia de Deus, (Rm 3:23), e sejamos benção para as pessoas e não impedimento para que o evangelho alcance também a todos (Mt 23:13). O salvo nasce de novo em Cristo (2 Cor 5:17), e de contrapartida passa a andar na luz (Obras boas) e precisamos ter comunhão uns com os outros em Amor (Fp 2: 1 ao 13).
O Amor é como uma célula madre de tudo que se possa imaginar de benefício universal para os seres viventes (Gl 5:22,23), é como se Deus agisse em nós e através de nós na Terra, estando Ele em nosso meio (Mt 1:23), pois Ele é Amor (1 Joao 4:8), o Amor não pode ser enclausurado só em palavras, e sim confirmado em obra e verdade (1 João 3:18). Amor não é só gostar de alguém, mas é também representado na sua legitimidade e divindade, através da ajuda mútuo e desinteressada em favor do próximo, (Parábola do bom Samaritano). O amor na prática uma vez exercido entre as pessoas é evolutivo e benéfico em relacionamentos sólidos, no ambiente social e interpessoal, pois a sua correspondência mútua é louvável, baseado em (1Cor 13).
Tópico 2
Quem conhece a Deus coloca em prática o seu Amor, não adianta dizer que Ama, mas aborrece o seu irmão em que está vendo, este negou a Fé (1 João 4:20). Quando se não há perdão entre as pessoas os nossos relacionamentos, e comunhão com Deus ficarão comprometidos (Mt 6:14,15). Aquele que ama e quer o bem de outrem de verdade, age com disciplina, ou seja, Deus corrigi aquele que ama (Hb 12:6). Muitas vezes e preferível corrigir por Amor, do que amar em vão aqueles que não o corrigimos, é como se a pessoa fosse morrer em seus erros e nós poderíamos ajudá-lo, mas não fizemos nada. Pois amar é ajudar uma ao outro á não tropeçar (Is 41:6).
O Amor não é firmado na verdade, quando se alegramos com a injustiça, se assim procedermos estamos enganando a nós mesmo (1 Cor 13:6).
Tópico 3
O Amor é testado na vida das pessoas, quando este é exigido e confirmado entre os relacionamentos, através da reciprocidade exigida de acordo com as necessidades de cada um, ou seja, faça somente aquilo que quereis que vos faça de bem para vocês aos outros (Mt 7:12). O amor permeia o coração do verdadeiro Salvo em Cristo, implicando o dever de Amar aos nossos inimigos (Mt 5: 43,44,45,46,47,48) e principalmente aos domésticos da fé (Gl 6:10). Suportando-os mutuamente em amor (Ef 4:2), nunca desista de ninguém que queira mudar, e nunca deixe de falar do Amor de Deus para as pessoas que nunca ouviram falar Dele, pois nós mesmo em falhas Ele nos amou (Rm 5:8). Digo não podemos dever nada a ninguém a não ser o Amor (Rm 13:8)
Bom Estudo!
Autor: Robson Duarte
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário