A Igreja e a relevância para a adoração verdadeira no culto

Lição 2 Ebd 3* tri 2024

Por Robson Duarte

Tópico 1

Culto é uma cerimônia de Cunho Religioso, onde se reúnem como Igreja de Cristo pessoas de diversas personalidades e indiferenças, com o propósito de se unirem em Adoração, para com um único Deus Verdadeiro e Senhor (Dt 6:4,5,13), e nestas reuniões precisariam ter pessoas, com atitudes que correspondesse de fato com a essência do relacionamento com o Divino e Sagrado (1Cor 14:26), porque toda a Glória é de Deus em Jesus Cristo (Ef 3:20,21). No Antigo Testamento os Verdadeiros Adoradores de Deus, uns dos exemplos o Rei Davi, não só era desejoso de estar nestas reuniões no templo de Deus (Sl 122:1) como também dava preferência de se estar lá, mais do que outro lugar que não estivesse a Presença de Deus (Sl 84:10).

Lição 2 a Igreja e a relevância para adorar e prestar culto

No Novo Testamento as reuniões religiosas no Templo pela igreja primitiva, tinha como essência fazer com que esta atividade de Adoração a Deus (Culto) fizesse parte de vossas vidas, em seu cotidiano (At 2:46). Digo que hoje muitos deixam de congregar (Hb 10:25), e servem a Deus de suas próprias maneiras, e até em suas próprias casas, mas digo que estão equivocados, pois como quererão morar no Céu na sua coletividade, se muitas das vezes não suportam congregar entre as pessoas? Sendo que cultuar exprime o nosso relacionamento com Deus na sua coletividade, pois o Verdadeiro Culto precisa existir, Adoração, Comunhão e União (Sl 65:4).

Tópico 2

Dizer que temos comunhão com Deus sem ser congregacional, podemos até dizer que temos, mas não o será na sua Plenitude, Essência e Legitimidade, pois é frequentando e sendo congregacional em um devido local de Adoração, que iremos adquirir ferramentas de Defesa e Fortalecimento, com ajuda de Deus para vencer os dias maus (Ef 5:15,16), pois somente Deus pode nos fortalecer (Fp 4:13).

O culto verdadeiro na sua individualidade, só será confirmado na sua coletividade, quando existir então comunhão entre os irmãos, pois o Nome Cristo após o seu nascimento seria Emanuel que quer dizer Deus conosco, e não Deus para cada um (Mt 1:23 ; Dt 31:6).

Palavra para o seu dia ficar mais feliz ❤️

Como falei na lição anterior que o Evangelho não é individual e sim universal, Jesus em uma das suas orações, orou por aqueles que iam acreditar Nele por causa de sua Palavra (João 17:20 : Atos 3:39), sendo que é na comunhão em que de verdade seremos frutificados no Espírito Santo, através do fruto do Espírito (Gl 5:22), e ali Deus ordena as suas bençãos (Sl 133).

Tópico 3

A base suprema e primordial de um Culto é a Palavra de Deus, pois é Ela que dá a diretriz para que se adore a Deus na sua essência e exclusividade (SL 119:105). Moisés estando em terras estranhas não ofereceu sacrifício de adoração a Deus ali, na qual foi instruído pela Palavra de Deus a não o fazer, a não ser se fosse no deserto, mais infelizmente Faraó não deixou o povo ir no deserto (Ex 8:25,26,27, 32).

É dever de todos Cristãos que se orem através da oração intercessora, pois é uma ordenança de Deus (Ef 6:18), pois se o casal não estiver em comum acordo, até as suas orações não serão respondidas (1 Pd 3:7), imagine se nós não quisermos o bem do nosso próximo através da oração? pois Deus de maneira nenhuma nos ouvirá (Is 59:1,2).

A adoração a Deus no culto é imprescindível por todos, pois somos edificados para sermos templo Santo do Senhor (Ef 2:21,22). Bom Estudo!

Avaliação: 5 de 5.

ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo