A relevância da Igreja para o crescimento e a vida do cristão

Comentário a Lição 7, por Robson Duarte

Tópico 1

O crescimento da igreja se concretizará quando a mesma, colocar a unidade da Fé em prática (Ef 4:13), para que na Fé vivamos a unidade do Evangelho, que não só é Glorificar a Deus, como também reconheçamos que Cristo é o único mediador da nova aliança, e que também é o único Senhor que poderá reconciliar o homem (criatura) com seu Criador (Ef 4:4,5,6). A unidade que gera crescimento na Igreja subentende que os cargos ministeriais (Ef 4:11) tem a sua devida importância, desde que quem os exercem, os exerçam na humildade e temor a Deus, para com o rebanho de Deus, e os seus discipulados, para que não tenham domínio sobre eles irreverentemente, (1 Pd 5:1,2,3,4).

Uma igreja no crescimento genuíno precisa ser desejosa em Crescer na graça (Poder de Deus na oração) e conhecimento que é através da Palavra de Deus (2 Pd 3:18) guardando em viver em comunhão um com os outros, sendo um viver na unidade do Espírito, pelo vínculo da paz (Ef 4:3), caracterizando assim como sendo o corpo de Cristo em unidade (1 Cor 12: 12). Como já disse no começo desta introdução inserida neste Tópico, em que os mestres e Pastores só alcançarão o seu devido respeito para com seus liderados, à medida que sigam os exemplos de Cristo sendo serviçal como Ele o foi (João 13:15,16,17), pois quem serve a Cristo não precisa impor a sua autoridade, antes sua autoridade será reconhecida, pois isso é recomendável biblicamente para aqueles que realmente são obedientes a Deus (Hb 13:17 ; Rm 13:1,2).

Tópico 2

No ambiente chamado Igreja precisa existir compreensão mútua, embora o crescimento é individual, mas precisa ser também influente na coletividade, pois só somos fortes em Cristo (Fp 4:13) pois sem Ele nada podemos fazer (João 15:5), e nem mesmo serem queixosos de si mesmo como meninos inconstantes (Ef 4:14), sendo que o Senhor Jesus é por todos, e devemos assim ajudar os mais fracos nesta empreita celeste (Rm 15:1,2,3). Pois um ao outro dependem entre si no Senhor (1Cor 12: 20,21,22,23,24,25,26). Embora dentro da igreja existem pessoas imperfeitas, mas é nestes indiferentismos existentes, é que obteremos a oportunidade de produzir a longanimidade e paciência para com nossos irmãos mais fracos na fé, pois Jesus não desistiu de nós, pois isto é crescimento congregacional em Cristo (Ef 4:13).

Eu amo os que me amam, e os que cedo me buscarem me acharão (Pv 8:17), o crescimento cristão se dá quando estamos comprometidos com Deus, ou seja, envolvidos na obra de Deus, pois cada um no Espirito terão a sua devida utilidade (1Cor 12:7).

Tópico 3

Precisamos ser ativos em relação aos talentos que Deus tem nos concedidos (Ef 4:8) através da busca e despertamento, pedido do apostolo Paulo a Timóteo (2 Tm 1:6) e é preciso aperfeiçoa-los no Reino de Deus, (Mt 25:21,22,23) como ato fidelidade por Aquele que lhe confiou (Mt 10:42), pois o Senhor nos capacitará para o mesmo (2 Cor 1:21). Somos empreendimentos de Deus, e precisamos exercer com diligencia aquilo que Deus nos tem confiado, para o nosso crescimento espiritual como Igreja de Jesus Cristo, seguindo avante e para frente, pois se olharmos para traz ou recuar não seremos aptos para o Reino de Deus (Lc 9:62). Precisamos exercer o nosso ministério, com responsabilidade, espiritualidade e temor, pois grande é a seara, mas poucos os ceifeiros (Mt 9:37,38), Bom estudo!

Avaliação: 5 de 5.

ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo