A relevância da esperança da volta de Cristo para a sua Igreja

Comentério à Lição 13 Ebd 3 Tri 2024

Por: Robson Duarte

Introdução Inicial

Jesus executou uma tão grande e Eterna obra Redentora, através da sua morte, em favor das suas criaturas (Hb 9:12), e ao partir se ascendeu ao céu, e como promessa da sua Volta disse aos seus discípulos, após a sua última aparição depois de sua ressurreição, dizendo assim: Da mesma maneira que Me viste ir, eu Voltarei (Atos 1:11), e a importância desta Volta de Cristo, nos instigará a esperar na posição que está registrado em (Tt 2:13,14).

Introdução do Tópico 1-

Digo a esperança da Igreja em relação a volta de Cristo e de acordo com a Palavra de Deus, é o que nos mantêm firmes, porque a suas promessas não falham (Mt 24:35).

1.1- A certeza que este evento a de se cumprir, se confirma para o nosso conforto e consolo através da convicção vindo do Espirito Santo (João 14:16), e, no entanto, brotou em nossos corações como fundamento, a certeza da sua Volta através da sua ressurreição, porque isto Ele prometeu (Mt 20:19).

1.2- E falando da ressurreição de Cristo como base de apoio para a sua volta, Ele ficou com os seus discípulos por espaço de 40 dias (Atos 1:3), e foi visto por muitos (1Cor 15:6 : Atos 13:30,31,32), e inclusive a Ressurreição de Cristo nos manterá convictos em relação a isso, em que se não fosse assim seria vã a nossa Fé, ficando difícil combater os duvidosos a respeito deste fato, mas graças a Deus que Ele ressuscitou (1 Cor 15:12 ao 22).

1.3- A veracidade da sua ascensão foi confirmada para nossa segurança ao ser recebido na Glória através da Palavra de Deus (1Tm 3:16).

Introdução Tópico 2

Bom a volta de Cristo acontecerá um fato inédito, e que será fará necessário estar vigilantes para este dia (Mt 25:13), que é o dia do arrebatamento (1 Cor 15:51,52).

2.1- E neste dia o Espirito Santo nos fará manter esta chama acesa em nossos corações, nos instigando a estar desejoso para este dia (Apoc 22:17). 2.2- Arrebatamento que significa rapto com força, se dará para dois tipos de pessoas distintas, os que morreram em Cristo e os que esperam para sua Volta, e sendo estarem vivos para este momento (1 Tess 4: 16;17).

2.3- A volta de Jesus será dada em duas ocasiões distintas, ou seja, uma invisível e a outra visível, sendo então que sua segunda vinda será em duas etapas. A invisível será só para Igreja antes da grande tribulação (Apoc 3:10), e a visível será pública (Apoc 1:7) ao pisar no monte das oliveiras no mesmo local da sua ascensão (Zc 14:4).

APOCALIPSE REVELADO – CURSO DE ESCATOLOGIA COM PR JÚLIO CÉSAR

O curso Apocalipse, o livro da Revelação de Deus é destinado a todos(as) que desejam conhecer mais sobre o livro mais enigmático, mas também mais mal conhecido da Bíblia. Nele, vamos ver, através de uma leitura cristã, o texto sagrado escrito por João, na Ilha de Patmos e Revelação que recebeu de Jesus sobre o fim dos Dias.

Introdução Tópico 3-

A nossa esperança é Deus, não para esta vida se não seriamos os mais miseráveis (1Cor 15:19), mas sim para uma vida acima desta, onde a recompensa de nossa esperança é ser consolados para sempre, se formos fiéis até o fim (Apoc 2:10).

3.1- A satisfação no tempo presente para aqueles que esperam em Deus foi anunciada a Pedro através de uma pergunta dele a Jesus (Mt 17:29,30), pois fomos justificados para sermos amados até o fim, se viermos a também esperar Nele até o fim (Rm 5:1,2,3,4,5).

3.2- É interessante saber que servimos aos Reis dos reis e Senhor dos senhores, fato este que nos coloca como sacerdócio real (1Pd 2:9), mas para que isto ocorra precisamos estar firmes neste proposito de trazer sempre este seu Reino até nós (Mt 6:10), pois a Bíblia diz que assim como Ele é, assim seremos semelhantes a Ele (1 João 3:2,3), então em contrapartida iremos reinar com Ele na Glória Futura (Apoc 5:10).

3.3- A esperança da Volta de Jesus nos faz viver o agora, aguardando com confiança e alegria de saber que seremos participantes de um novo Céu e uma nova terra, na Nova Jerusalém, ao ponto de nós mesmo falar que valeu a pena ter esta esperança (Apoc 21:1,2,3,4,5).

Bom Estudo!

Avaliação: 5 de 5.

ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!

  • Abigail: Uma Lição de Sabedoria para a Igreja de Hoje

    A história de Abigail em 1 Samuel 25 oferece valiosas lições à igreja contemporânea sobre resolução de conflitos e intercessão. Ela encarna sabedoria prática, coragem e discernimento espiritual, desafiando preconceitos sobre o papel da mulher no ministério. Abigail é um modelo atemporal para promover a paz e a reconciliação entre os fiéis.

  • O Silêncio Divino e a Cura da Alma: entre Teologia e Existência

    A série “Curando a Alma com a Palavra” explora como o silêncio de Deus, longe de ser desinteresse, é um espaço pedagógico que conduz à espera e à escuta. A jornada é espiritual e psicológica, reafirmando que a fé ressignifica a dor e encoraja uma conexão mais profunda com Deus durante dificuldades.

  • De que ponto você começou na vida? O Deus que usa os Escluidos

    O livro de Rute, frequentemente visto como uma simples narrativa de lealdade, é, na verdade, uma crítica teológica e política ao governo de Esdras e Neemias. Ele subverte a ideia de que estrangeiros são uma ameaça, mostrando Rute, uma moabita, como a heroína que preserva a linhagem de Davi, desafiando normas étnicas e salvando o…


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo