Por Robson Duarte
Introdução inicial- A singularidade de Deus que enfatiza a sua Existência está em Harmonia com as palavras de Jesus dizendo a Felipe, que vê a mim, certamente vê o meu Pai que é Deus (João 14:8,9,10), e Cristo também confirmando a sua unidade com Ele (João 10:30), e biblicamente falando Jesus Cristo veio em nome Dele (João 17:6), afim de Canalizar à Adoração e Mediação Nele através de seu Filho (1Tm 2:5).
Tópico 1- Ninguém conseguiria ver Deus e continuar vivo na terra, Moisés o viu pelas costas, porque Deus é Espírito (Ex 33:18,19,20,21,22,23), porque Ele é Único (Dt 6:4),
1.1- A ciência deste 1* Mandamento é centralizar a verdadeira adoração única e exclusiva a Ele, na essência do Amor nosso por Ele (Dt 6:13,14), para que não façamos deuses para si (Dt 32: 7,8,9).
1.2- Este mandamento exige Fidelidade a Ele, pois somente nele a nossa vida será preservada (Dt 31:8), nos ensinando a guardar tudo o que tens falado, para nos fazer ser seu sacerdócio real e exclusivo (Ex 19:5,6).
1.3- Não devemos trocar a Deus por nada, mas os incrédulos estão trocando-o por tudo (Rm 1:25), ou seja, não estão honrando-o exclusivamente, antes estão dividindo a sua Glória a outrem, pois a sua Glória Ele não reparti com ninguém (Is 42:8).
PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL
NIVEL I

O curso abordará dicas e estratégias para dinamizar as aulas da Escola Bíblica Dominical trazendo conhecimento aos professores no inter-relacionamento social e espiritual para melhor aplicação do conteúdo.
Tópico 2- Deus manifestou no Egito a sua Soberania e Poder enviando as 10 pragas, para consolidar na mente de Israel que Ele é Único soberano Senhor (Is 45:5,6). 2.1- Este 1* mandamento tem objetivo de Anular qualquer tendência a deuses alheios, pois cada praga representava para o Egito era um deus, (Ex 10:22,23), a posição de Deus era diferenciada dos demais supostamente chamado deuses, por trabalhar fora do corpo e dentro da alma do ser humano (Ez 20:5,6,7,8), fazendo serem uma crença monoteísta.
2.2- Respeitar a Deus entende-se por ser Ele exclusivo, através de uma das declarações reveladoras da supremacia de Deus que está registrado em (Is 45:22,23,24), isto implica em não o trocar, antes manifestar o nosso respeito a Ele em atitude e devoção sendo nós então considerados verdadeiros adoradores (João 4:23).
2.3 Há um grande perigo também de não fazer deste 1* mandamento ser a nossa divisa, como ocorrido na vida do Rei Salomão, quando obedecia a este mandamento ele estava no auge, mas quando o não, a decadência seria inevitável (1 Rs 11: 4 ao 11).
(Lição 2 Não terás outros deuses diante de mim – Adoração e Louvor ao Único e Verdadeiro Deus)
Tópico 3- Deus deverá ser Amado e Adorado sobre tudo e todos (Mt 10:37,38,39), se não for assim colocamos qualquer coisa ou pessoa em seu lugar, sendo mais amigos dos deleites do que de Deus (2 Tm 3:4).
3.1- Precisamos focar no verdadeiro Deus e a Vida Eterna que é Cristo (1 João 5:20), pois se tirarmos os olhos Dele afundaremos, como aconteceu com o apóstolo Pedro (Mt 14:28,29,30).
3.2- Não devemos abrir mão do verdadeiro caminho (João 14:6), pois há varias caminhos neste mundo atraentes, mas são caminhos de morte (Pv 14:12), não importa o processo que passaremos pois Jesus disse que não seria fácil (João 16:33), por isso que precisamos buscar a força em Deus (Ef 6:10), pois os fracos são mais vulneráveis a sair do caminho por qualquer vento de doutrina (Ef 4:14). Entenda uma coisa para encerrar este estudo: Deus deve ser amado sobre tudo e todos, mas digo uma observância, o inimigo não quer que vocês Amem a Deus por duas cláusulas que apresento:
- 1* Quando você alcança alguma coisa de Deus, o inimigo faz você amar mais o que recebeu do que a Deus;
- 2* Quando algo que você quer alcançar e ainda não veio, corremos o risco de Odiar a Deus, por aquilo que gostaria de ter alcançado ontem, então o melhor que se a de fazer é Amar a Deus nos momentos bons e ruis (Mt 22:37).
Sendo este a base de cumprir os demais.
Bom Estudo!

Compre agora o seu Ebook: 5 DICAS DE COMO DAR AULA DE EBD do Pr. Júlio César
ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário