Honrar Pai e Mãe: principio elementar para a estrutura e estabilidade da família natural

Introdução Inicial- Há uma grande importância que se dá ao honrar pai e mãe, digo: Que devemos em primeiro lugar agradecer a Deus pelo milagre da vida neles (Sl 139:14), e em segundo lugar é que um dia nós filhos e filhas, seremos também pais e mães, avôs e avós, e precisamos obedecer a eles no Senhor (Ef 6:1,2,3,) para que com estas ações alcancemos respeito e honra nas futuras gerações que virão por meio de nós filhos, e para termos também uma vida abundante em Deus (Ex 20:12), pois a Família é uma Instituição Sagrada (Gn 1:28).

Introdução Tópico 1-Devemos honrar nossos pais, pois se não o honramos como a Bíblia diz: de maneira nenhuma Deus se agradará de nós (Cl 3:20), sendo Ele o Pai das luzes (Tg 1:17). 1.1- É dever dos pais instruir seus filhos no ambiente familiar (Pv 22:6), isto refletirá na formação de uma sociedade com respeito e obediência, para não haver punição, nem advertências, desde que haja obediência entre os filhos para com os pais (Ef 6:2). 1.2- Os filhos devem honrar os seus pais pelo fato deles os gerarem, e por saber que eles os pais são os mantenedores da vida deles abaixo de Deus, e por sempre querer o bem dos filhos (Lc 11:11). 1.3- Digo que muitas das vezes tem pais que não executam o seu papel de um verdadeiro pai, no conceito que agrade a Deus, e acabam que irritando os seus filhos (Cl 3:21). Mas é dever de nós os filhos, mesmo assim amá-los e perdoá-los, pois esta ação não só cobrirá uma multidão de pecados, como também o relacionamento entre eles será mais forte (1Pd 4:8).

Introdução Tópico 2- A importância de honrar uma pessoa principalmente os pais se dá mediante a outorgar os seus valores, e o que eles representam para nós, evidenciando que realmente amamos eles, e isto é mister obedecer na Palavra de Deus (Rm 13:7,8). 2.1- Nós filhos devemos alegrar o coração de nossos pais, sendo obedientes e respeitando-os, pois estes são aqueles que darão ouvidos aos seus conselhos (Pv 23: 22,24,25). 2.2- Como disse no tópico anterior que se quisermos relacionamentos sólidos no futuro, precisamos honrar os nossos pais, pois isto vos será enfeite para vossas cabeças (Pv 22:9). 2.3- E os rebeldes aos pais, no Antigo Testamento a sua sentença era serem apedrejados (Dt 21:20,21), hoje não se age mais assim pois aqueles que semeiam ventos colherão tempestades, por não dar o devido valor em honrar os pais.

Introdução Tópico 3- O filho que honra os pais, este por estar fazendo a Vontade de Deus, certamente terás bons resultados em sua vida (Ef 6:3). 3.1- Havendo obediência ao quinto mandamento, nós filhos e as futuras gerações serão preservadas por Deus, desde que aceitamos os conselhos de nossos pais (Pv 4: 10,11,12,13) tendo como resultado uma família, e uma sociedade mais saudável. 3.2- Mas tem os filhos rebeldes que não obedecem a autoridade dos pais, e estão então desconsiderando e desonrando a Autoridade de Deus (1Pd 2:13 ; Rm 13:1,2) só pelo motivo de serem orgulhosos e egoísta (2Tm 3:1,2,3,4), deixando com tais atitudes uma sociedade e famílias doentes socialmente. 3.3- Muitas das vezes por sermos obedientes aos pais, na conceituação de Jesus ao pedir para o Pai afastar Dele o cálice, pode até doer em nós tais recomendações como também doeu em Jesus, mas Jesus preferiu obedecer a Vontade do Pai (Mt 26:39), sendo Ele o maior exemplo de submissão e obediência aos pais (José e Maria) até na última hora ele honrou a sua Mãe para não a deixar desamparada (João 19:26,27). Bom Estudo!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo