Lição 11 Ebd 4* tri 2024
Não cobiçarás o que é do teu próximo: cultivando um espírito de contentamento e gratidão pelo que temos.
Introdução inicial- A bíblia nos ensina que não devemos buscar somente o que é do nosso interesse, mais sim dos interesses do que é de Cristo (Fp 2:21), e fazendo assim os nossos semelhantes serão também beneficiados no Amor de Deus em Cristo, através do Amor em exercício realizado por cada um de nós (Fp 2:4), nisto não precisaremos cobiçar nada de ninguém (1Cor 10:6), antes estaremos gratos a Deus por tudo (1Tess 5:16,17,18).
Assista aqui
Lição 11 Não cobiçarás o que é de teu Próximo: cultivando um espírito de contentamento Revista Betel
Introdução Tópico 1- A cobiça exacerbada, nos faz fazer com que olhamos as coisas e as pessoas com os olhos maus (Mt 6:23), sendo que os olhos são o espelho da alma (Mt 6:22). Tópico 1.1- A cobiça nos levará para uma conquista de coisas não só alheias, como também conquistar coisas por base na maldade e injustiça, e isto Deus não se agrada (Jr 22:13), pois ela é demonstrada em três áreas que aguça o desejo do ser humano neste mundo (1 João 2:16). Tópico 1.2- O cumprimento deste 10* mandamento que é Não cobiçarás nos levará a ter a garantia de vivermos contentes com o que temos (Sl 119:36,37), e não estar descontentes por aquilo que ainda não alcançamos, e muito menos querer alcançar de forma ilícita (1Cor 6:12). Tópico 1.3- Um mal corrosivo é a cobiça, infelizmente todos nós temos um buraco vazio em nosso ser, para que Deus somente Ele pode preenchê-lo (João 6:35 : 1Pd 2:9 p/a), Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), antes para cada pessoa Ele tem um trabalhar diferenciado, uns tem muito e outros tem pouco, mas todos precisam ter Deus (1 Cor 3:6).
PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL
NIVEL I

O curso abordará dicas e estratégias para dinamizar as aulas da Escola Bíblica Dominical trazendo conhecimento aos professores no inter-relacionamento social e espiritual para melhor aplicação do conteúdo.
Introdução Tópico 2- A cobiça nos faz sermos presos nos tesouros terrenos deste mundo, como diz a bíblia onde estiver o seu coração aí está o seu tesouro (Mt 6:21), e ainda mais sendo tesouro dos outros (Dt 5:21), pois o impor da cobiça contamina o coração do homem, por onde dele procede as saídas da vida (Pv 4:23). 2.1- Deus não nos colocou neste mundo para que o cobicemos, mas sim para cuidarmos dele para um bem comum, pois o sol nasceu para todos, sem ter a necessidade de atropelar ninguém aqui (Mt 5:45). 2.2- A cobiça é algo que nos induz ao pecado antes de ser consumado, ocorrendo a morte do tal de forma espiritual e moral, pois o fato de só olhar para uma mulher e cobiçar ela, já é considerado adultério (Mt 5:21) 2.3- O perigo de cobiçar algo alheio, nos fará valorizar mais as coisas deste mundo, do que a vida das pessoas, para assim obter algo, foi o que aconteceu com o rei Acabe diante da vinha de Nabote (1 Rs 21: 1 ao 16).
Introdução Tópico 3- O lado positivo da cobiça abrange o desejo de se encher de Deus e ser mais íntimo a Ele, pois isto já o será o suficiente para vivermos contentes, pois Deus é tudo em todos (1 Cor 15:28) 3.1- o apostolo Paulo tinha como base de apoio o próprio Cristo que o fortalecia (Fp 4:13), mesmo diante das penúrias existenciais (Fp 4:12), é nisto que Paulo se contentava (Fp 4:11), devemos buscar primeiro o Reino de Deus, e as demais coisas serão acrescentadas (Mt 6:31,32,33,34). 3.2- Quando colocamos Deus acima de Tudo em nossa vida, não será encontrado em nossa vida o espaço para cobiça, pois Ele é o pão, é a luz, é a proteção, é o refrigério, é o bom pastor etc… neste quesito que o Salmista Asafe declarou que Deus é tudo para ele (Sl 73:25).3.3- A maior riqueza é viver simples e ter o suficiente, e o mais precioso tesouro para nossas vidas, que é poder inclinar a nossa cabeça no peito de Jesus, como aquele discípulo que Jesus amava (João 13:25).
Bom Estudo!
Autor: Robson Duarte
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário