Os Êxodos de Moisés

A nossa vida é feita de ciclos. Ou seja, etapas que vivenciamos em que aprendemos, perdemos, vencemos, choramos e sobrevivemos. Um exemplo disto foi a vida de Moisés, o líder levantado por Deus para libertar o povo de Israel.

Quando lemos toda a história de Moisés, notamos que sua vida foi caracterizada por três ciclos de 40 anos, e 40 anos é o tempo do Êxodo de Israel. Então podemos dizer que cada ciclo foi caracterizado por um grande êxodo, palavra que significa “saída”, “emigração”, ou seja, um deslocamento de um lugar para outro, transição.

Moisés viveu “três êxodos” na sua vida:

O primeiro “êxodo” começou com a sua libertação das águas do Nilo, onde sua mãe o colocou num cesto para salvá-lo do extermínio das crianças, decretado pelo faraó. Este primeiro êxodo continuou por 40 anos, até ele sair da casa do próprio faraó, onde tinha sido criado (Êx 2.1-15).

O segundo “êxodo” foi na casa de Jetro, seu sogro, onde ficou por 40 anos aprendendo a ser pastor de ovelhas e a viver no deserto, no serviço, na obediência, na dureza do trabalho (Ex. 2.15-24).

O terceiro “êxodo” começou com o chamado de Deus na sarça ardente e terminou no monte Nebo, quando o descansou com 120 anos tendo o seu corpo recolhido pelo Eterno (Ex 3-40).

Em qual ciclo a sua vida está? qual período da sua existência você se encontra? talvez você também tenha passado por vários êxodos em sua vida, várias partidas e saídas de lugares e de pessoas, mas saiba que, assim como Deus esteve presente em todas os “Êxodos” da vida Moisés, Ele também está na sua jornada existencial aperfeiçoando-te e guardando-te em teus caminhos.

(JCM)

Adaptado de : https://misericordia.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s