A medida de um Homem

Josué 1:1-9
(1) E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
(2) Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
(3) Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
(4) Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
(5) Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
(6) Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
(7) Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
(8) Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
(9) Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

Hoje falei a um grupo de homens sobre este tema e foi muito gratificante para nós. Falamos sobre o problema do valor e a medida do homem nesta sociedade atual. Afinal estamos lidando com a mudança e a insegurança o tempo todo.
Alguém já disse que o homem vale o que tem, e é por isto que quando perdemos algo ou alguém nos sentimos faltando uma parte de nós. Mas a nossa medida não pode ser feita pelo que temos e sim pelo que somos.
O início do livro de Josué, narra que Anjo do Senhor anima e incentiva a Josué a liderar o povo. A sua verdadeira medida estava para ser demonstrada.
Moisés estava morto e, agora, no meio desta grande crise por conta da entrada do povo de Israel na terra prometida depois de quase 40 anos caminhando no deserto, mas agora o grande líder já não estava mais lá.
A vida é assim, em meio à grandes crises e tempos de transição, parece que Deus nos tira alguém, ou permite que pessoas saiam de nossas vidas nos deixando perdidos.
A razão disto é o de que precisamos descobrir os nossos próprios caminhos. Costumo dizer que Deus não trabalha com muletas.
Precisamos entender que algumas coisas devem morrer em nossas vidas para que o novo possa nascer. Temos mania de nos apegarmos a coisas “mortas” e infrutíferas, um trabalho, uma relação, um sentimento, uma casa enfim, nos agarramos a Taís coisas do passado e não entendemos o quanto os “mortos precisam sepultar os seus mortos”.
Nesta sentido, acabamos por quer regressar para o estágio anterior, temos medo da transição porque ele nos joga em direção ao novo.
Mas não devendo agir assim, devemos entender que o tempo não volta mais, mas que Deus está nos preparando para entrar em novas etapas da vida, desafiadoras, assustadoras até, mas menso assim, Deus estará tanto conosco quanto antes.
Esforçar-te e seja corajoso! Disse o ser celeste a Josué, pois estava na hora de mostrar sua verdadeira estatura. A a medida coragem. Você se sente assim também em tempos de transição? Perdeu alguém e se está perdido. Saiba que Deus está te movendo para um novo tempo. Você não pode ser medido pelo que perdeu, e sim pela coragem do que vai conquistar
#amedidadeumhomem,
#palavrasquecuram,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s