Como lidar com os segredos

18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente. 

(Mt. 1.18,19)

Como lidar com os segredos

Às vezes não são bons por apenas trazerem más recordações, ou porque são tão ruins que temos vergonha até de contá-los. Afinal, quem poderia contar suas mazelas e erros sem ser julgado? Todos nós temos medos de críticas e de não sermos compreendidos e por isto escondemos aquilo que nos envergonha mantendo em segredo para que ninguém descubra. Vamos aprofundar um pouco este assunto à luz da Bíblia?

1. Por que não contamos nossos segredos:

Medo das críticas:

Às vezes temos medo de sermos mal interpretados e por conta disto recebermos críticas e reprimendas, então escondemos para nós aquilo que achamos que os outros não concordariam.

Medo das punições

Todos nós erramos e alguns erros são difíceis de serem aceitos pela sociedade, aliás, todo erro acaba por receber sanções pelos fatos. Pelo medo de sermos punidos, às vezes escondemos algo em nossa vida

Sentimentos de desaprovação

O ser humano precisa muito da aprovação de seus semelhantes, logo, querendo ou não, consciente ou inconscientemente, acaba por agir na busca por esta aprovação. a revelação de segredos negativos podem afetar esta aceitação e até gerar desaprovação e com isto a rejeição. No intuito de evitar isto, principalmente da parte daqueles que amamos, acabamos escondendo o que pode manchar a nossa imagem perante as pessoas que nos cercam.

Image by John Hain from Pixabay

2. A quem devemos contar os nossos segredos:

No entanto, carregar segredos pela vida, ainda que sejam fracassos, erros, perdas, ou atitudes condenáveis pode ser um fardo pesado de mais e pode trazer adoecimento emocional e espiritual. A angústia de conviver com eles pode se tornar um pesadelo e o medo da sua descoberta pode ser um temor que tira o prazer e alegria em viver e desfrutar do convívio de quem amamos. por isto, ao invés de escondê-los, devemos enfrentá-lo e se for possível, ou seja, algo que comprometa apenas a nós mesmos, devemos compartilhá-los, desde que não firam ou interfiram na na vida terceiros. Mas quem devemos contá-los? quem deve ficar sabendo daquilo que tanto nos angustia?

Amigos íntimos:

Pv 20:19  Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais.

Todos precisam de amigos e saber escolhê-los é muito importante. Por isto, não podemos contar tudo a todos, nem abrir o nosso coração para qualquer pessoas. Há alguns que desabafam nas redes sociais da ida e contam suas lamúrias e se expõem publicamente, mas não devemos fazer assim, se é certo que devemos dividir aquilo que nos angustia, é verdade também que não podemos fazê-lo a qualquer pessoa, por isto, tenha amigos íntimos. Aqueles com os quais possa contar seus segredos. Amigos verdadeiros e sinceros. Jesus tinha os seus amigos íntimos, Pedro, João e Thiago e tenho certeza de que, se você olhar direitinho, conseguirá uns dois ou três também.

A Jesus:

Conte a Jesus todos os teus segredos, se existe alguém em quem você pode confiar, até mais que seus amigos íntimos, é Ele. Ele sabe o que sentimos e tudo o que ocorreu e ocorrerá em nossas vidas, mas sempre devemos contar a Cristo o que nos angustia. É como se confessássemos diante dele nossos erros e assim nos livramos do sentimento de culpa e do medo da punição, pois ele já pagou por todos os nossos erros.

Image by Gerd Altmann from Pixabay

3. Deus sempre vê o que pensamos

SENHOR, tu me sondas e me conheces! 

Salmos 139:1

Deus sabe tudo que passamos, mas espera que tomemos a decisão de contá-lo, pode parecer inútil, mas está ai a chave do perdão e do descanso para a aflição da alma. “Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos.”(Jó 34:21). Experimente contar a Ele, todos os teus segredos e sem medo da reprimenda, se achegue diante dele, pois Ele é um pai bondoso e ´te entende. “Tenho visto atentamente a aflição do meu povo que está no Egito, e ouvi os seus gemidos, e desci a livrá-los. Agora, pois, vem, e enviar-te-ei ao Egito.” (Atos 7:34).

Se assim você fizer, irá descobrir que o teu segredo não grande de mais para um Deus que sabe tudo e que abrir o seu coração para Cristo, foi a melhor decisão que você poderia ter tomado.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

  • O que eu tenho medo que as pessoas saibam?
  • Tenho algo que não posso contar a ninguém?
  • Se Deus está ao seu lado porque vc não aproveita e lhe conta?
  • Você acredita que Deus está interessado em ouvir o que o que você tem a contar para Ele?
  • Você crê que Ele será o seu melhor confidente?
  • Conte tudo ao Senhor Jesus, ele é melhor pessoa em que você pode confiar!

Image by Christine Engelhardt from Pixabay

<p value="<amp-fit-text layout="fixed-height" min-font-size="6" max-font-size="72" height="80">

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s