Comentário à Lição 11 Ebd 2 tri 2023
Tópico 1
A Bíblia tem promessas para todos nós, inclusive para aqueles que estão no início de suas vidas como foi com José (Gn 37:2), e a importância disto é saber utilizar este início, no propósito de Deus, para que quando chegarmos os maus dias não perdermos o contentamento (Ec 12:1). Na criação dos filhos não podemos fazer distinção entre eles, ou vai ter afinidade com um, e consequentemente deixará de ter comunhão com os demais, sendo que se tivermos uma conversa franca e sincera (Dt 11:19), baseado com amor na mesma medida, caíra todo confronto familiar, e não adianta agradar só um, e não os demais (Gn 37:3). Precisamos entender que todo o ser humano precisa ser amado e que o amor seja demonstrado em obra e verdade (1 João 3:18), a briga dos irmãos de José não era diariamente, mas se ouvisse falar de José, caía o semblantes deles, e as conversas entres eles não eram mais amigáveis (Gn 37:4). Nós que servimos a Deus já sem fazer nada para nossos opositores, já somos odiados (Mc 13:13), imagine dizer a eles que estarão debaixo da nossa autoridade eclesiástica? José não deveria contar o seu sonho, do que Deus tinha com Ele, em relação a sua família, (Gn 37:5,6,7), o melhor é ficar entre você e Deus (Pv 29:11).
Tópico 2
Precisamos tomar cuidado ao contar o que Deus tem a fazer conosco (Gn 37:10), pois nem todos querem o nosso bem, e por inveja ainda quer nos prejudicar (Tg 3:16).Tem propósito de Deus para nós, que toma um rumo inesperado (Is 55: 8,9) diante de nossos oponentes (Ne 6:3), mas o resultado para aqueles que temem a Deus será bem melhor no final (João 13:7). Por falta de discernimento e ser omisso, poderá gerar conflitos entre as famílias, por isso o precisamos estar na admoestação do Senhor (Ef 6:4), para errarmos menos e não prejudicar à muitos.
Tópico 3
Precisamos entender que aqueles a qual Deus tem uma obra a realizar, será inútil para aqueles que querem agir contra isso, e pelo contrário encontrará ainda mais desafios do que aquele que está sendo desafiado (At 9:4,5), e o que Deus tem a fazer o fará por causa de seu grande poder (Is 43:13), pois a misericórdia de Deus estará com a aqueles que tem um coração misericordioso (Mt 5:7). Para resumir este estudo resumido, a uma semelhança tipológica entre Jesus e José do Egito, mediante aos acontecimentos similares, José usou de misericórdia para com seus irmãos, assim fez Jesus Cristo por todos nós (Lc 23:34), e também com a anúncio da Morte (inventada) de José que deixou seu pai Jacó em extremo luto (Gn 37:31,32,33,34), imagine a dor do Pai ao ver seu filho Jesus morrendo Literalmente na cruz? (Mt 27:46). Bom Estudo!
Autor: Robson Leite Duarte
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Paz do Senhor meu pastor, pois tenho aprendido muito com seus ensinamentos.
Deus continue abençoando sua vida
CurtirCurtido por 1 pessoa