Uma Escola Dominical deveria ter algum tipo de organização ou classificação?
A maioria concordará prontamente que definitivamente deveria haver para pré-escolares, crianças e estudantes. Simplesmente não é prático pensar que uma criança de 3 anos e um aluno da 8ª série devam ser alunos do mesmo grupo. Mas e os adultos?
Descobri que a maioria dos líderes da igreja organiza suas Escolas Dominicais para adultos de uma das três maneiras:
1. Por idade (mesmo que um tanto vagamente)
2. Por afinidade (adultos jovens, adultos solteiros, pais de crianças, pais de adolescentes, nesters vazios, etc.)
3. Gratuito para todos – as pessoas vão para o grupo de sua escolha
Em meus 33 anos de liderança em Escolas Dominicais, percebo plenamente que ninguém pode ser obrigado a frequentar um determinado grupo. A adesão a um grupo fica sempre a critério do participante. No entanto, organizar uma Escola Dominical pode tornar os grupos mais convidativos e encorajadores para as pessoas participarem.
Tenha em mente o propósito : a Escola Dominical existe como uma organização de grupos abertos, engajados no estudo da Bíblia com o propósito de fazer discípulos. No entanto, também sabemos que o discipulado acontece melhor no contexto dos relacionamentos. Os líderes da igreja desejam que os relacionamentos se desenvolvam dentro do grupo. Esse é o ponto de partida.
Para que os relacionamentos se desenvolvam, deve haver algum ponto de conexão entre as pessoas. Na maioria das vezes, esse ponto de conexão é algo em comum entre os membros. Essa semelhança pode ser idade, afinidade ou interesse comum.
Deve-se pensar cuidadosamente na maneira como a Escola Dominical é organizada. Só isso poderia fazer a diferença entre uma Escola Dominical estagnada ou crescente.
ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!
Descubra mais sobre Júlio César Medeiros
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário