A relevância de se congregar em uma igreja local, para fortalecer a fé e a comunhão

COMENTÁRIO À LIÇÃO 5 DA ESCOLA DOMINICAL, REVISTA BETEL

Tópico 1

Numa igreja o que precisa destacar, para que ela se diferencie, daqueles que não desejam congregar; Hb 10:25), é viver em unidade, quesito este na qual Deus expressou a sua vontade, ao se revelar a nós através da oração de Cristo por nós, os que estavam longe, para que sejamos um Nele, assim como Ele é um em Deus Pai (João 17:21,22,23), neste caso o Senhor ali ordena a Benção (Sl 133:3) e fazendo assim ela cairá na graça do povo, por ter tudo em comum (At 2: 44). Deus sempre quis que seu povo reunisse para adorá-lo no Antigo Testamento (Ex 25:8), após a construção deste tabernáculo, Deus ali manifestava a sua Presença simbolicamente, através de uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo, para que o povo estivesse mais perto de Deus e os guiassem (Ex 40:34,35,36,37,38).

LIÇÃO 5 A RELEVANCIA DE CONGREGAR EM UMA IGREJA LOCAL PARA FORTALECER A FÉ COMUNHÃO BETEL DOMINiCAL

No Novo Testamento para Paulo e Silas ao sair da prisão, tiveram um importante local para se reunir, na casa de Lídia (At 16:40). Nos dias atuais tratamos o fato de frequentar uma igreja em meramente um entretenimento, fato este que nos fará ficar desinteressado de irmos, se caso acharmos outra coisa mais interessante para o momento, sendo que é prazeroso em estar lá (Sl 122:1,2), e quando formos numa Igreja local, precisamos reverenciar a mesma, e irmos de coração para adorar a Deus (Ec 5:1).

Tópico 2

Ao congregar em um local denominado Igreja, iremos adquirir fortalecimento (1Pd 2:2,3), caso não for assim, iremos ser levados a qualquer vento de doutrina (Ef 4;14,15), pois a finalidade de se reunir é ser instruídos pela Palavra de Deus (Dt 31:12), A igreja que não prioriza a Palavra de Deus na sua Legitimidade e Verdade, digo: apresento dois riscos que pode ocorrer com Ela, 1* A membresia perderá o interesse de estarem reunidos, pois precisamos ter prazer de ler a Palavra de Deus (Sl 1:2) ; 2* Priorizar muito o louvor e não a Palavra, pode até aumentar o número da membresia, mas sem nenhum alicerce, tendo as suas casas construída na areia (Mt 7:26,27).

O Fato de congregar nos motiva a ajudar um ao outro no Amor de Deus (Is 41:6), pois tem pessoas debilitadas espiritualmente que necessita de ajuda Espiritual mais do que nós, e muitas das vezes a de nos fortalecer também para um bem comum (Atos 2:42,43,45,46). Uma igreja viva promove como quesito vários atenuantes para seu crescimento mútuo (1 Cor 14:26), impedindo-a de estagnar ou morrer, antes contribuirá para sua edificação e crescimento. (Ef 2:21,22).

Tópico 3

A intensidade do Espírito em se manifestar na vida daqueles que estão reunidos em adoração a Deus, e bem mais notório, mediante aqueles que querem viverem isolados do Corpo de Cristo, como o foi no dia de Pentecostes (Atos 2:1,2,3,4). Os membros do corpo de Cristo precisam estar unidos entre si, para a edificação do mesmo, porque está ligado em Cristo a Cabeça da Igreja, por onde cada um terá o seu devido valor, e também a sua devida utilidade na casa de Deus em Espírito (1Cor 12:26,27,28).

Uma igreja sadia que cumpre o seu serviço de ser coluna e firmeza da verdade (1Cor 3:15) chamará assim a atenção dos infiéis, pois ela cairá na graça do povo (Atos 2:47).

Bom Estudo!

Por Robson Duarte

Avaliação: 5 de 5.

ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo