COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA RAIVA.

Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo através de nossas experiências ou lembranças, ou seja, emoção é energia em movimento. Sua vida é baseada em decisões e emoções, suas decisões irão influenciar suas emoções e suas emoções irão influenciar em suas decisões.

  A principal função das emoções é propiciar comportamento que sustente a sua sobrevivência, seja protegendo ou impulsionando as situações momentâneas. Na emoção da raiva a pessoa age para superar as dificuldades de forma construtiva ou destrutiva. Construtiva quando a raiva motiva uma cura, uma superação, o desejo de contornar situações difíceis, e a raiva destrutiva quando leva a abusos e violência.

A raiva é uma emoção natural na vida de todo ser humano à sentimos porque criamos expectativas e quando estas não são atendidas, então gera a frustração e a raiva. O problema é que na raiva destrutiva o resultado é rancor, mágoa e até dor física, que podem levar a transtornos como depressão, estresse e ansiedade, é claro, além de prejudicar os relacionamentos afetivos e sociais. Guardar uma sensação negativa intensifica a angústia, devemos nos conscientizar que as outras pessoas não têm a obrigação de atender as nossas expectativas, que as divergências de opiniões são o que influenciam na elaboração das relações mais homogêneas e harmônicas.

            A raiva quando bem direcionada, torna-se uma raiva construtiva que impulsiona mudanças significativas na sua vida:

1º) Aprenda a lidar com essa emoção e não negá-la.

Tente entender a situação com clareza, sabendo que o destempero não alcançará o seu objetivo;

2º) Não crie muitas expectativas em relação ao comportamento dos outros;

3º) Olhe a situação de mais de um ângulo e não somente do seu.

Isso ajudará a controlar a situação;

4º) Procure avaliar a situação e expressar o que o incomoda com palavras assertivas.

Isso evita que acumule mágoas que podem gerar distúrbios, transtornos ou doenças;

5º) Em caso de ação impulsiva, respire fundo por três vezes antes de pronunciar qualquer frase.

A respiração profunda ajuda a relaxar, liberando hormônios de bem estar e neutralizando o estresse que desencadeia a raiva;

6º) Somente tome qualquer atitude depois de relaxar;

7º) Acredite que você é capaz de mudar seu comportamento e hábitos.

Foto por Pixabay em Pexels.com

As emoções são construtivas ou destrutivas para nosso corpo, uma única emoção pode gerar diversos tipos de reação, porque o cérebro possui uma estrutura chamada sistema límbico, que é responsável pelas emoções e sentimentos. Quando o sistema límbico recebe um estímulo, envia mensagens para o cérebro produzindo e criando um estado emocional. Quanto mais frequente for a realização de um estímulo, mais habituado o organismo se torna “viciado” a determinada emoção.

           

É possível transformar sentimentos negativos em positivos quando você se propõe a transferir essa emoção para uma atividade construtiva. Pode-se melhorar e desenvolver suas emoções por meio do investimento em atividades que ajudam a canalizar os sentimentos a se tornarem construtivos, como algum esporte, meditação, leitura, estudos. Isso ajudará a construção de novos comportamentos e novos hábitos.

Pense nisso.

Receba sempre dicas interessantes sobre este assunto

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s