Você sabe o que faz um superintendente de Escola Bíblica Dominical?

Neste post iremos falar sobre uma das figuras mais importantes da EBD, aquele que dirige, corrige, planeja e supervisiona todo trabalho da Escola Bíblica, o superintendente da Escola Dominical. Vamos conhecer mais sobre ele quais são suas atribuições?

O Superintendente da EBD é responsável diante da igreja pela programação, execução e avaliação do trabalho previsto no plano de ensino bíblico. É ele que reporta ao pastor da igreja as necessidades da escola, seus desafios e conquistas. Nas escolas filiais, em alguns lugares do Brasil, é chamado dirigente de EBD, mas não importa o nome que é chamado, saiba que a sua função é sempre uma tarefa de organização e direção da Escola Bíblica. Vejamos algumas características e tarefas do superintendente ou dirigente:

Conhecedor da Bíblia

.📖 “Que maneja bem a Palavra da Verdade”, 2Tm 2.15. Para manejar bem a Palavra é preciso conhecê-la. Afinal é a ele que os professores de todas as classes recorrem quando possuem dúvidas e questões. É preciso que o superintendente tenha um vasto conhecimento, ou no mínimo humildade para se acercar de bons e experientes professores.

Entusiasta.

😀 O entusiasmo, com seu raio de luz, dá nova vida aos negócios, a um grupo, a uma instituição, a uma pessoa. O Superintendente precisa levar as pessoas a acreditarem no projeto e ajudar aos professores em suas dificuldades.

Liderança

🎯 Sem ser um bom líder, um superintendente jamais conseguirá estar à frente de uma boa Escola Bíblica, pois ele precisará de habilidades no trato com as pessoas, nas dinâmicas do trabalho de forma a levar toda a Escola a superação de suas dificuldades.

Espiritualidade

🛐 Só quem é espiritual pode fazer obras através do Espirito e organizar uma Escola Dominical é uma delas, pois por ser uma parte tão importante na obra de Deus, a escola dominical sofre ataques de cunho espiritual impressionantes. Apenas revestido pelo poder do Espirito é que o homem pode estar à frente deste trabalho. Isto requererá dele horas de estudo da Palavra, oração diária e devoção a Deus através de jejuns por ele e por todos que estão debaixo de sua liderança. Pro favor, não abra mão deste aspecto, ou então o esvaziamento de sua EBD será uma questão de tempo.

Atribuições

Assumir a liderança, determinando a organização, o horário e os meios para a Escola realizar suas tarefas;

Verificar os ambientes proporcionando aos professores o melhor local possível;

Verificar junto ao pastor a necessidade de conhecimento Bíblico da igreja. Nas igrejas com currículo de ensino bíblico próprio, ou seja, que não utilizam grandes revistas de Escola Bíblica, cabe ao superintendente em consonância com o pastor, e segundo sua orientação, montar e organizar o currículo anula de ensino, ou seja, as matérias que serão ensinadas na EBD.

Nas igrejas que utilizam grandes revistas de EBD, o superintendente não organiza o currículo, uma vez que este é pré estabelecido pela direção da igreja, mas o superintende precisa informar ao pastor dirigente sobre os avanços da EBD e seus problemas, pois a EBD é uma parte integrante da igreja e não um órgão em separado.

Nos próximos posts daremos continuidade a este tema falando sobre outras atribuições deste cargo tão importante dentro da Escola Dominical. Deixe o seu comentário, dúvidas e sugestões, para que possamos preparar sempre um conteúdo de qualidade para você.

Quer saber mais sobre EBD?

Acesse: O Manual da Escola Bíblica Dominical

Precisa de mais ajuda?

Entre em contato para maiores informações

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s