Como explicar sobre as emoções aos alunos de EBD

Subsídio para Professores de Escola Dominical, para a lição 6 da Editora Betel Dominical. A importância do do cuidado com a espiritualidade e as emoções

O professor Antônio Pancrácio compartilhou conosco como ele costuma explicar aos seus alunos sobre as emoções e como lidar com elas. Reproduzimos abaixo com a devida autorização:

“Eu costumo explicar para os meus alunos que as emoções não são controláveis, são uma resposta bioquímica do nosso cérebro às situações baseando em respostas anteriores.

Assim, eu digo que devemos controlar as nossas respostas comportamentais a fim de que possamos gerar respostas bioquímicas alternativas melhores (emoções). Devemos ensinar ao nosso cérebro vias bioquímicas mais produtivas. e Como? aproveitando as experiências para executar boas práticas mentais, positivas, demonstrar ao nosso cérebro a célebre frase: por que não? as emoções tem respostas prontas baseadas em experiências anteriores.

Cabe a nós ensinar novas respostas ao nosso cérebro baseadas no novo homem afim de que essas boas respostas que o Espírito Santo ensina o novo homem a dar comecem a fazer parte da biblioteca cerebral, até que um dia, o nosso cérebro comece a acessar as respostas automáticas do novo homem armazenadas em sua memória.

Uma última dica: toda nova experiência em que você perceber que a sua resposta foi como a resposta do novo homem guiado pelo Espírito Santo, comemore, coma algo em celebração a isso, alegre sua alma, dê muitas risadas, assim você estará sinalizando para o seu cérebro: guarde isso contigo, é muito importante para usarmos de novo em situações semelhantes!”(Prof. Antônio Pancrácio)

Achei muito oportuna, didática e enriquecedora a explicação do professor, por isto a compartilho aqui. Espero que seja útil e a agradecemos ao professor por compartilhar suas experiências conosco.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s