Quem é o seu fundamento?

Vejam! Os ímpios preparam os seus arcos; colocam as flechas contra as cordas para das sombras as atirarem nos retos de coração.

Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?

O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens. (Sl. 11:2-4)

Este salmo, apesar de ter mais de 1000 anos, ainda permanece atual. O salmista vivia tempos de incertezas e obscuridade. O reino, liderado por Saul estava nas mãos de alguém que havia sido rejeitado e o seu desgoverno e ciúmes levavam à nação a um caos espiritual e moral.

Internamente, Davi vivia um grande conflito interior. Havia sido ungido, mas não governava, era um rei sem coroa, sua vida era tão incerta como os locais que usava para dormir, ora nos montes, ora nas cavernas, se escondendo aqui e acolá procurava pelo sentido e o propósito de Deus para a sua vida, aguardando o tempo certo em que Deus colocaria todas as coisas em seu devido lugar.

hoje também vivemos tempos de muitas incertas. Neste mundo pós-moderno, todas as certezas humanas foram removidas. Os fundamentos sobre os quais reinos e nações se estabeleceram desabam diante de nossos olhos todos os dias. Alguém já disse que não há mais garantias de coisa alguma exceto a morte. Quer seja na política ou na vida comum, nada mais é certo, pois nos dizem que nada mais é garantido. As bases e os fundamentos estão sendo removidos!

 No campo social, famílias, instituições e autoridades têm sido constantemente questionadas e ou abolidas.  Os valores estão sendo colocados de lado como roupas velhas e sujas e tudo isto contribui para os nossos conflitos internos e temores. Afinal, viver em um mundo de incertezas é extremamente estressante e perigoso. O amanhã pode não existir, e por isto esta geração se entrega ao agora. Nunca o viver o dia hoje como se não houvesse amanhã passou estar tão na moda como nos últimos tempos.

Porém, Davi, no meio do caos, sabia que tudo poderia mudar, menos Deus, ele ainda estava e está assentado no seu santo templo, soberano, Senhor de tudo e de todos.

Independente dos tempos de incertezas e desmoronamento dos fundamentos e certezas da vida, devemos fazer como Davi e cofiar num Deus que está no controle da minha e da sua história.

Ele não muda, nosso fundamento não está em coisas terrestres, bens, valores humanos ou instituições, mas está arraigada e profundamente firmada na Rocha dos Séculos,

Deposite nele a sua confiança, pois os olhos do Senhor te enxergam e te alcançam mesmo entre os escombros da pós-modernidade. 

Este foi mais um café com Deus, porque nem só de pão viverá o homem.

Gostou? conheça mais do Café com Deus em em:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s