5 características de um excelente professor de Escola Dominical

Image by Pexels from Pixabay

Olá, quero compartilhar com vocês algumas dicas importante para ser um bom professor de EBD, afinal, o ministério de ensinar bem é obrigatório e não optativo para todos os que militam o bom combate (1Tm 3.2 e Cl 1.28). Vamos então às características que eu julgo fundamentais para o exercício deste cargo

AMOR

Para ser um excelente professor, o amor é fundamental. Sem amor não há ensino, sem amor não há progresso, o professor precisa além de amar a Deus e ao próximo, requisitos fundamentais a todo cristão, precisa amar o que faz e aos alunos. Alunos amados se sentem bem nas aulas, se sentem acolhidos e aceitos. Sabem que o professor sente a sua falta e lhe quer bem. Sem amor, não pode haver classes, sem amor não pode haver ensino, pode ater ser palestra, fala e oratória, mas não há a transmissão do conhecimento.

O amor é o dom maior que todo professor precisa cultivar.

ENTUSIASMO:

A palavra entusiasmo significa cheio de de Deus, o que nos ensina que, os entusiastas são aqueles que fazem tudo de forma completa, alegre e contagiante. Um bom professor contagia a todos com seu sorriso, seu jeito cheio de Deus e transmite segurança aos que lhe ouvem.

PERDAO

Diante de muitos fracassos e problemas, saber perdoar é uma característica fundamental, do contrário se tornará uma pessoa amarga e ressentida. Encarará todos os problemas no ensino como pessoais. Achará que os alunos não gostam de sua aula nem dele, o que lhe fará perder o gosto por ensinar. Por isto é preciso que todo professor exerça o perdão como lema de vida. Não permita que os problemas e desavenças com os alunos sejam levados para dentro de sua sala de aula, não deixe que eles te dominem, libere perdão e os aceite como eles são, afinal, você também comete erros, não é mesmo?

HUMILDADE

Sem ela, nos tornamos orgulhosos, presunçosos, vaidosos e donos da verdade. Há muitos professores que sabem muito, porém são extremamente arrogantes. Suas classes são vazias e suas aulas são chatas, pois quando se trata de EBD, ninguém quer ficar horas ouvindo alguém falar de si, e despejar o seu saber. É preciso humildade para reconhecer as suas limitações, é preciso humildade para dizer francamente que não tem todas as respostas. É preciso humildade para se reconhecer que na obra do Mestre, quem quiser ser o maior que seja o menor. (Mt. 18.19)

Para estar anos à frente de uma classe, somente pela fé. Crer no poder restaurador do Senhor e na força do seu poder para seguir à vante na caminhada do mestre. Tenha fé professor, sem ela, rapidamente se sentirás desmotivado e sem forças para prosseguir na caminhada.

Em suma, estas cinco características são primordiais como preconiza o apostolo Paulo aos Romanos em cita a dedicação e zelo nesta obra tão maravilhosa no ensino cristão.


De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

(Romanos 12:6-7)

Avaliação: 1 de 5.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s