O papel da organização na Superintendência da Escola Dominical

Um bom superintendente não deixa de ser um bom administrador, afinal é ele quem organiza e administra a EBD. Por isto, hoje vamos falar sobre a administração na Escola Bíblica Dominical. Veremos com mais calma, como organizar a escola e montar um bom planejamento de aulas e conteúdo de forma a não apenas facilitar o trabalho dos professores, mas também dinamizar o ambiente escolar em questão. A administração aplicada à EBD é fundamental para o sucesso de uma escola organizada.

Dentre os principais quesitos na organização estão: prever, organizar, comandar, coordenar, controlar. Vejamos, então, como cada uma dessas etapas pode ser aplicada à ED e seu funcionamento.

  1. Previsão.

É a avaliação do que poderá acontecer a curto, a médio e a longo prazo. Antes de se estabelecer as metas para a sua Escola Dominical, você precisará avaliar o seu potencial e como este poderá ser desenvolvido durante o tempo em que você estiver atuando como superintendente. De nada adianta traçar metas inalcançáveis ou absurdas, pois elas trarão apenas frustração.  Não adianta quer ter 200 alunos matriculados se sua igreja, contando todos os espações tais como salas e nave da igreja, não cabem 100 pessoas

2. Organização.

Sem ela nada se faz. Deus é organizado e organizador, mas nós infelizmente agimos de forma descoordenada e desorganizada. Prepare e, ou adeque todo o material necessário – organize -. Veja com antecedência de quais materiais você precisa? De quantos professores você precisa para as classes? Quais são os lugares disponíveis e em condições para serem usados você tem em sua igreja?

3. Liderança.

Como superintendente, avalie a sua forma de agir e aja como líder, pois na ED é isto que você é. Converse com os professores e com eles mantenha um ambiente de organização agradável, sem imposições, mas de diálogo, liderança não se impõem, mas se reconhece. Para tanto:

  • Delegue funções. Lembre-se, ninguém faz nada sozinho, você deverá ter um vice superintendente, que será seu auxiliar, conte com ele, peça sua ajuda e colaboração.
  • Ouça. Escute os professores e suas demandas, escute seu pastor e suas dificuldades, você é aquele que está entre o líder da igreja os executores da obra que são os professores, seja um canal pronto a ter contato com ambos os lados e busque sempre ouvir e falar menos.

Haja com firmeza. Nada disto terá efeito se você não for capaz de fazer as mudanças necessárias. Se a ED não for bem, você deverá implementar as mudanças necessárias para o bem da obra, isto inclui em substituir professores, treinar novos auxiliares, remover os problemas que dificultam o crescimento. Às vezes, isto incluir tomar decisões difíceis como pedir que o secretário desligue alunos que faltam demais sem justificativa, pois não há nada mais desmotivador para os bons alunos (as) que a percepção de que não é valorizado (a) ou de que a classe está sendo prejudicada pelas faltas recorrentes tanto de alunos quanto de professores.  Nesta hora, seja amoroso, mas firme.

Finalmente, .não podemos nos esquecer de que a Bíblia nos exorta à importância do planejamento. Foi sobre isto que Jesus falou aos seus discípulos  sobre a construção da torre (Lc 14.18) e por isto, nós também não podemos deixar o planejamento de lado.

Tenha em mente que você só estará exercendo bem a sua função quando puder responder as 5 perguntas do planejamento:

  • O que fazer?
  • Como fazer?
  • Quando fazer?
  • Onde fazer?
  • Que meios terei para fazer?

Fazendo assim, tereis sucesso nesta admirável tarefa de liderar uma escola Dominical.

Boa sorte

Fonte:

ANDRADE, Claudionor Corrêa de Manual do Superintendente da Escola  Dominical…/  1a ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2000.  

PEREIRA & SILVA, Júlio César Medeiros; Reinaldo Dias da. Manual da Escola Bíblica Dominical. Dicas e Estratégias Para Dinamizar a Maior Escola de todos os Tempos. Rio de Janeiro. Amazon, 2019.

https://go.hotmart.com/D45351936X?dp=1

Curso de Formação de Professores de Escola Bíblica Dominical

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s