FILANTROPIA CRISTÃ

A palavra filantropia vem de dois vocábulos gregos: Philia que é amor e anthopos que significa homem. Então, filantropia é o amor que demonstramos ao ser humano como nosso próximo, porque este também foi criado à imagem e a semelhança de Deus. A Bíblia possui vários relatos sobre filantropia, destaco um no Antigo Testamento na Lei Mosaica que se encontra em Levítico 23.22 que diz para aqueles que fizessem a colheita do trigo, não pegassem as espigas que caíssem no chão, as que caíam ficavam para os pobres e estrangeiros. No Novo Testamento o próprio Jesus Cristo pelos seus atos, Ele possuía um grande amor pelos necessitados e deixa relatado no Evangelho escrito por João: “O meu mandamento é este: que ameis uns aos outros, assim como vos amei.” (João 15.12)

Na atualidade o cristão tem que se conscientizar que ele promove a filantropia cristã quando se encontra alegre realizando a obra de Cristo seja onde for, na portaria de sua igreja, louvando a Deus, orando pelo próximo, ajudando na obra, falando da Palavra de Deus. Como disse Jesus: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que estás nos céus.” (Mateus 5.16); isso é filantropia cristã.

A filantropia cristã está alicerçada na Palavra de Cristo: Mateus 22.36 – 39, quando um fariseu Doutor da Lei pergunta a Jesus: “Mestre qual é o grande mandamento?” Jesus responde: “Amarás o teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.”. “E o segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo com a ti mesmo”. O detalhe é que Jesus Cristo verbalizava a Palavra do Antigo Testamento para responder, porque o primeiro grande mandamento está em Dt.6.5 e o segundo está em Lv.19.18. O motivo é que o desejo de Jesus sempre foi que o homem entendesse que o amor a Deus e ao próximo é fundamental para a sociedade.

Sendo assim, deve-se crescer no coração o desejo de realizar a filantropia cristã, que pode ser desenvolvida em várias áreas como:

  • Educacional à realizando ensino voluntário aos necessitados; recolhendo material escolar para distribuição.
  • Saúde à realizando ensinamentos higiênicos como: escovar os dentes, os cuidados na adolescência feminina.
  • Mental à realizando ensinamentos do não uso de drogas, cuidados nos relacionamentos, cuidados na terceira idade.
  • Social à realizando ensinamentos sobre respeito ao próximo, comportamento e dedicação na escola.
  • Espiritual à Evangelização, oração, aconselhamento.

A filantropia cristã pode e deve ser exercida em todo momento, porque Deus colocou o amor em nosso coração. Mt.6.33 – “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.

Lembre-se sempre: trabalhar em sintonia com seu pastor, porque o trabalho em equipe e na obediência sempre surte grande resultado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s