Lição 2. O Mau exemplo de Hofni e Fineias

§Embora Samuel fosse ainda bem jovem, sua reverência e temor ao servir no templo eram evidentes. Naquela mesma época, os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, que também eram sacerdotes, viviam de maneira irresponsável. Os dois davam um péssimo testemunho , pecando a vista de todos. Eles roubavam a carne que o povo sacrificava ao Senhor e se relacionavam com várias mulheres à porta da Tenda ad Congregação (1Sm 2.12-17, 22) §Mesmo tendo conhecimento do comportamento ímpio de seus filhos, o sacerdote Eli não os corrigiu como deveria; negligenciando a seriedade daquele tipo de comportamento com as coisas sagradas (1Sm 2.23-24) §Com certeza, os dois irmãos cresceram no Tabernáculo, observando as atitudes sacerdotais do pai e convivendo com o sagrado, mas isso não foi o suficiente para que eles tivessem um coração inclinado para as coisas de Deus. Pelo contrário, muitos foram os pecados que Hofni e Fineias cometeram contra Deus, por isso foram chamados de filhos de Belial, ou seja, de filhos do maligno (1Sm 2.12). §Quem se compromete em servir a Deus Santo deve levar uma vida de santificação, pois de Deus não se zomba (Gl 6.7).

Uma vez por ano, como sumo sacerdote, Eli entrava no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados de toda nação de Israel. Naquela ocasião ele aspergia o sangue de um animal sacrificado sobre a Arca da Aliança, que ficava no lugar santíssimo (Lv 16.14).  §Seus filhos, porém, não tinham esse temor pelas coisas sagradas, e essa rebelião lhes traria terríveis consequências. Deus enviou um profeta à casa de Eli, para que lhe fosse revelado todo o castigo que ele e sua descendência sofreriam por causa do pecado de Hofni e Fineias ao profanar a obra de Deus  (1Sm 3.27-32)

Assista o vídeo aqui

baixe o slide aqui

Embora Samuel fosse ainda bem jovem, sua reverência e temor ao servir no templo eram evidentes. Naquela mesma época, os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, que também eram sacerdotes, viviam de maneira irresponsável. Os dois davam um péssimo testemunho , pecando a vista de todos. Eles roubavam a carne que o povo sacrificava ao Senhor e se relacionavam com várias mulheres à porta da Tenda ad Congregação (1Sm 2.12-17, 22)

§Mesmo tendo conhecimento do comportamento ímpio de seus filhos, o sacerdote Eli não os corrigiu como deveria; negligenciando a seriedade daquele tipo de comportamento com as coisas sagradas (1Sm 2.23-24)

§Com certeza, os dois irmãos cresceram no Tabernáculo, observando as atitudes sacerdotais do pai e convivendo com o sagrado, mas isso não foi o suficiente para que eles tivessem um coração inclinado para as coisas de Deus.

O pecado de Hofni e Fineias atingiu o povo, que passou a desprezar as ofertas ao Senhor, abrindo mão da generosidade. As pessoas sabiam que as ofertas iriam para os dois levitas , que não honravam a Deus e consumiam o que era ofertado. §Aqueles dois ímpios não ficariam impunes por Deus, embora tivessem rejeitado a repreensão do próprio pai, Eli (1Sm 2.25). Dessa maneira , quando enviaram a Arca da Aliança ao arraial do exército de Israel, os israelitas foram derrotados, a Arca foi tomada pelo povo inimigo e Hofini e Fineias acabaram mortos: 1Sm 4.10-Ao saber da notícia, Eli caiu da cadeira onde estava sentado e morreu, depois de ter julgado a Israel durante 40 anos(1Sm 4.18).

Conclusão

Hofini e Fineias se rebelaram contra Deus, mas Samuel embora fosse bem jovem e vivesse rodeado pelo pecado, escolheu não se contaminar com ele (1Sm 2.26).  § A vida é feita de escolhas, e sua consequência pode ser a vida ou a morte, mas Deus instruiu Seus  servos a escolherem a vida (Dt 30.15)

Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s