Lição 4 – Davi, o rei amado viver+ 4/ tri 2021

§Davi, cujo o nome significa “amado”, foi um homem notável, excelente músico e poeta, amém de forte e valente. Homem de guerra, Davi era firme em suas palavras e o Senhor era com ele (1Sm 16.18). §Desde de jovem, Davi aprendeu que o Senhor está perto daqueles que têm um coração quebrantado e contrito (Sl 34.18), por isso mesmo sendo um homem falho, Davi agradou ao Senhor de tal maneira que recebeu a promessa divina de uma aliança eterna, pois nunca faltaria um sucessor da sua linhagem no trono de Israel (2Sm 7.16).

§Devido à desobediência e a insubmissão de Saul, Deus mandou Samuel ungir um novo rei. Deus enviou Samuel a casa de Jesse: um homem honrado e que tinha muitos filhos. Deus disse que escolheria um novo rei daquela família, mas que esperasse sua orientação sobre qual deles seria. §Ao ver Eliabe o filho mais velho, percebeu nele a mesma beleza e postura de Saul e por isso pensou que ele seria o ungido de Deus. Mas, imediatamente ele foi advertido (1Sm 16.7) §Depois dessa palavra Samuel ficou mais atento, e esperou que todos os rapazes passassem diante dele, mas Deus não escolheu nenhum: “Acabaram-se os jovens?” (1Sm 16.11). E Jesse respondeu que faltava o mais novo, Davi, que estava apascentando as ovelhas. E mandaram chama-lo, e o Senhor disse a Samuel: “Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é” (1SM 16.12). §Pergunte aos alunos se eles já julgaram alguém pela aparência. Ouça as respostas e promova um debate sobre este tipo de atitude à luz da história de Davi.

Assista a vídeo aula aqui

§As histórias de Saul e Davi se cruzaram em vários momentos. Davi já havia sido ungido, mas ainda não tinha chegado o tempo de seu governo. Os israelitas e o filisteus estavam em guerra e Jesse mandou que seu filho caçula fosse até o campo de batalha ver como estavam seus irmãos e levar um pouco de alimento a eles. Ao chegar no campo de batalha viu o gigante filisteu, Golias, que afrontava o exército de Israel (1Sm 17.17-19). §Davi ficou indignado ao ver que ninguém tinha coragem de enfrentá-lo. Indignado Davi questionou: “quem, pois, é este incircunciso, para enfrentar os exércitos do Deus vivo? ” (1Sm 17.26). §Davi se voluntariou para lutar. Quando Saul viu que Davi era jovem e inexperiente tentou fazer com que ele desistisse, mas ele disse que já tinha derrotado um leão e um urso, e assim faria com Golias. §Golias pensava que enfrentaria um grande guerreiro, mas, ao ver Davi ficou furioso, vendo um jovem inexperiente e “despreparado”, mas Davi pegou as armas que conhecia: uma funda e cinco pedras que tirou do ribeiro, e partiu contra o inimigo em nome do Deus vivo (1Sm 17. 43-45). Davi girou a funda e lançou a pedra bem no meio da testa de Golias. O gigante caiu e Davi o matou.

Baixe o slide aqui

§O tempo de espera entre a unção de rei e a posse do trono foi importante para que Davi amadurecesse como pessoa e como governante. Mesmo conhecendo a vontade de Deus, ele não se precipitou, aguardando o tempo certo do seu reinado.

Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

Avaliação: 1 de 5.

2 comentários

  1. Eu gosto muito deste canal, e mais precisamente do grupo em que me encontro, EBD-Regional. gostaria de agradecer a todos os responsáveis, envolvidos que produzem esses vídeos, que tanto nos abençoa , e nos enriquece em aprendizado.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s