5 conselhos para criar filhos com sabedoria. Feliz dia dos pais

Rápida reflexão sobre este dia em que se comemora, no Brasil, o dia dos pais.

Juízes 13.8

Ser pai é uma bênção. A figura paterna é crucial na formação dos filhos, daí a dificuldade, afinal, filhos e filhas não vêm com manual de instrução. Daí, que ser pai se aprende sendo. Por mais preparo que pensemos ter, nunca estaremos à altura dos desafios que serão enfrentados.
Contudo, existe um caminho que gostaria de compartilhar, resumidamente, com vocês hoje.

  1. Faça coisas junto com seus filhos. O aprendizado da vida se dá na descoberta e crescimento mútuo. Enquanto seus filhos crescem você também, aproveite para criar pontos de contato entre vocês.
  2. Passe tempo com eles. Eu sei que a vida é corrida, e que tempo é relativo, mas não se furte a estar com ele(a) sempre que possível. Pai aprende sendo e filhos aprendem vendo.
  3. Não repita os erros que seu pai cometeu com você. Toda a criação comete erros e com certeza, por mais boa intenção que seus pais tiveram, ele também erraram com você. Não os repita com seus filhos. Absorva o que foi bom, mas jogue fora o que não foi legal. Quebre o círculo da dor. Ela precisa parar em você.
  4. Corrija sempre que for necessário. Não tenha medo dizer “não” a eles. Pelo contrário, o não é pedagógico. A vida é feita de nãos e são eles que constituem quem nós somos. Dizer não é impor limites e eles são necessários. Pais permissivos são pais destruidores.
  5. Cuide. Amar é cuidar e pior que não ter um pai é ter um pai ausente, por isto, cuidar é essencial. É dizer que se importa, não é dar tudo, mas estar em tudo sempre que for possível, não é não deixar que chore, isto é impossível, é estar ao seu lado quando o choro vier.

Estas dicas não são receitas de bolo, mas se se seguidas podem servir de norte diante desta tarefa tão importante quanto negligenciada nos dia atuais.

No mais, se divirta, celebre, seja pai

Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s