Lição 12 – Cantares, amando nos padrões de Deus. (Slide e e resumo)

Cantares de Salomão é um livro de difícil interpretação, principalmente por se tratar de um poema oriental, cujas as figuras de linguagem advêm de uma cultura própria, bem diferente daquelas em que vivemos. §Cantares é um livro de amor que contraria tudo o que o mundo moderno conhece a respeito desse sublime sentimento. § §Por isso Cantares, para alguns estudiosos, descreve o interesse amoroso de Jesus Cristo, o Noivo, pela sua Noiva, a amada igreja.

Assista a video aula aqui

1 . UM LIVRO COM MUITAS INTERPRETAÇÕES

A visão cristã: Para os cristãos, o livro de Cantares se apresenta como uma alegoria entre cristo e a igreja: O Noivo e a Noiva, na plenitude do amor que une o crente e o seu Salvador. O fiel não deve ceder as tentações do mundo, porque assim seria infiel a Jesus.

2. UM LIVRO DE AMOR

O casamento é um relacionamento tão honrado nas escrituras que se compara o amor de Deus por Israel e de Cristo pela igreja. A esposa é orientada a ser submissa ao marido assim como a igreja é submissa a Cristo, ao passo que o marido deve amar sua mulher assim como Cristo amou a igreja (Ef 5.24-25). Por isso Deus não aprova infidelidade conjugal, pois fidelidade entre os cônjuges modela a fidelidade  de Cristo à igreja e da igreja a Cristo.

Baixe o slide aqui

3. A NOIVA DESEJADA

Ser “ a noiva” de Cristo significa ser parte da sua igreja, sem distinção de sexo, pois é apenas uma figura de linguagem utilizada no texto bíblico. Com esse entendimento que somos a “Noiva de Cristo”, vamos observar o papel de Sulamita, a amada de Salomão. Ela se comparou a Rosa de Saron e ao lírio dos vales (Ct2.1).

Conclusão

O casal cristão deve seguir os padrões de Deus para a vida conjugal, pois o casamento é a expressão real do amor de Cristo pela igreja.

Gostou? adquira as revistas da Editora Betel Dominical.

lhttps://www.editorabetel.com.br/auxilio-ebd/betel-dominical

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s