Lição 10 O novo homem e sua conduta diante do mundo editora Betel Dominical 4° trimestre 2021

Assista a video aula aqui

índice do capítulos 00:00 inicio;

06:23 Pré textual;

15:36 Uma nova vida exige um novo proceder;

26:15 Novo homem, nova vida;

39:43 Os cuidados com a nova vida;

49:50 Conclusão.

TEXTO ÁUREO

“E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade Efésios 4.24

VERDADE APLICADA

Nosso comportamento pode influenciar a fé de nossos ouvintes, tanto de modo positivo, quanto negativo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Discorrer acerca da nova vida em Cristo.
Ensinar acerca das coisas que não devemos praticar.
Apresentar os cuidados com a nova vida.

A ênfase de Paulo agora é sobre a relevância da nossa conduta diante daqueles que não são cristãos. A nova vida gerada pela habitação do Espírito Santo deve produzir no cristão um novo comportamento.

RESUMO

1- UMA VIDA NOVA EXIGE UM NOVO PROCEDER

Paulo fala de padrões de vida opostos um ao outro. Os gentios cristãos tinham sido pagãos e ainda viviam no mesmo ambiente. O alerta era para não viver mais segundo os antigos padrões, ainda que todos em derredor deles continuassem a fazer.

1.1. Não andeis mais como andam também os outros. Ao descrever os pagãos, Paulo diz que eles andam na vaidade dos seus próprios pensamentos, e acrescenta que estão obscurecidos de entendimento, atribuindo sua alienação de Deus ao modo ignorante em que vivem.

1.2. Despojando-nos do velho homem. Existe uma fabulosa diferença entre o homem natural e o homem espiritual [1Co 2.14-16].

1.3. Revestindo-nos do novo homem. O pecador é aquele que vive tanto sem o senso moral, quanto sem o senso espiritual. Através da pessoa do Espírito Santo, nos tornamos novas criaturas, e toda a maldição, juntamente com todo o lixo da natureza pecaminosa, foi cravada no madeiro.

2- NOVO HOMEM, NOVA FORMA DE VIDA

Aprendemos que quando alguém se torna cristão deve despojar-se de sua vida antiga assim como se despoja de um objeto que não usará futuramente. Agora veremos aquilo que deve desaparecer da vida cristã.

2.2. Podemos nos irar, mas não devemos pecar. Avaliando as significações do contexto que Paulo está falando, veremos que “irai-vos” se apresenta numa forma permissiva. Todavia, o final do texto (e não pequeis) tem um sentido negativo.

2.3. Não devemos dar lugar ao diabo. O diabo é perseverante e incansável. Sempre cheio de artimanhas astutas com as quais procura desvirtuar o crente de sua jornada rumo à salvação. Por que somos alertados a não dar lugar ao diabo? [Ef 4.27]

3- OS CUIDADOS COM A NOVA VIDA

Neste ponto aprenderemos acerca de alguns cuidados especiais que devemos ter em nossa caminhada cristã, para que afastemos de nosso caminho atitudes e ações desagradáveis.

3.1. Não entristecer o Espírito Santo. Com essa expressão, Paulo deseja imprimir em nossa mente que fora de Deus não podemos ser salvos; pois tudo aquilo que existe de bom em nossas vidas tem sua origem na pessoa do Espírito Santo.

3.3. Benignos uns para com os outros. Aqui temos a cortesia cristã. Isso nos fala de um afeto profundo e maduro. Todos nós conhecemos cristãos com esse caráter que expressam seus sentimentos com seus gestos e demonstrações de afeto.

Fonte:

EBD Betel | 4° Trimestre De 2021 | Tema: Efésios – Uma Exposição sobre as Riquezas da Graça, Misericórdia e Gloria de Deus | Lição 10: O Novo Homem e sua Conduta diante do Mundo | Escola Biblica Dominical

Gostou? adquira as revistas da Editora Betel Dominical.

lhttps://www.editorabetel.com.br/auxilio-ebd/betel-dominical

Apoie este trabalho

Apoie esta obra. Ao fazer uma contribuição, você nos ajudará a criar histórias relevantes do seu gosto.

Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s