Não matarás: protegendo e preservando a vida como um fundamento moral universal

Comentário à lição 7 EBD 4 Tri 2024

Introdução inicial- Nós que somos conhecedores da Palavra de Deus, precisamos promover vida e esperança através do Evangelho da vida eterna (João 6:63), e não se envolver com situações infundadas, pois poderemos correr o risco de ser cúmplices das injustiças sociais (Ex 23:7) e sendo contra este 6* mandamento (Ex: 20:13). E devido a isso precisamos vigiar, para não se envolver em situações que não dizem respeito a vós, para também não sofrerem as mesmas consequências daqueles que são considerados culpados de tirarem a vida de outrem fisicamente ou por palavras.

Introdução Tópico 1- Digo este mandamento, é o único mandamento (Ex 20 :13), na minha opinião, que não há possibilidade de fazer restituição, ou seja, trazer a vida de volta, pois só Deus é o dono da vida (1 Sm 2:6). 1.1- Não devemos violar em hipótese nenhuma este 6* mandamento, pois a profundidade desta ordenança se ocorrer a violação, a de desonrar a Santidade de Deus, pois somos a imagem de Deus (Gn 1:26) e Deus é o único doador da vida (Gn 2:7), pois ao respeitar este 6* mandamento é o mesmo que adorar o Deus da Vida (Is 43:7). 1.2- Este 6* mandamento legalmente tinha regras para condenar o culpado de forma justa, pois as testemunhas precisariam falar a verdade (Ex 20:16), e não levantar falso testemunho (Dt 19: 16 ao 21), sendo louvável em ser justo (Tg 4 :17). 1.3- Sobre a intenção do ato consumado através da forma voluntária ou involuntária era preciso ficar guardados os assassinos nas cidades de refúgios (Nm 35:15 ao 21). Para não serem vingados injustamente pelos familiares.

PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL

NIVEL I

O curso abordará dicas e estratégias para dinamizar as aulas da Escola Bíblica Dominical trazendo conhecimento aos professores no inter-relacionamento social e espiritual para melhor aplicação do conteúdo.

Introdução Tópico 2- Tomemos cuidado ao proferir palavras contra as pessoas e principalmente entre os irmãos da Fé, pois as palavras matam (Sl 64:3). 2.1- Pois quando sai uma Palavra do coração é algo legítimo, pois Dele procede as saídas da vida (Pv 4:23) e a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34), este mandamento, não está definido só a morte externa, mas muito mais a interna, ou seja, a intenção do coração, pois o coração só poderá ser blindado para produzir coisas boas, quando passamos ser maleáveis na graça de Deus, quando com liberalidade, deixamos Deus mudar o nosso coração para um coração de carne (Ex 36:26). 2.2 O perigo de dar lugar à ira (Ef 4:26), pois a ira é uma loucura passageira, que pode causar grandes estragos se não for controlada pelo fruto da temperança (Pv 25:28), pois precisamos deixar Deus agir em nosso favor (Rm 12:19). 2.3- Coração tratado por Deus de toda e qualquer raiz de Amargura como o de ESAÚ era, só será aquele que abre o seu coração e ouve Deus falar com ele (Apoc 3:20).

Introdução Tópico 3- Infelizmente a vida nos tempos atuais, está sendo desconsiderada por qualquer motivo fúteis, precisamos evitar isso (2 Tm 2: 23 ao 26) pois os que por qualquer motivo violam este mandamento, desrespeitam assim o autor da Vida que é Deus de direito (Dt 32:39). 3.1- Este 6* mandamento é um freio para promover harmonia e paz, não só consigo mesmo mas com todos, mas é preciso aplicar a Paz mútua (Tg 3:18). 3.2- Deus sempre preservou desde o início a Vida, tanto é que o primeiro homicídio foi a Morte de Abel, por aquele que era seu irmão Caim, este foi sentenciado e marcado por Deus nesta terra (Gn 4: 14, 24). 3.3- Nada justifica a morte alheia por qualquer legalidade, como aborto, eutanásia, suicídio, que Deus nos possa nos livrar destas situações irreverentes em relação da vida (Mt 6:13).

Bom Estudo!

Avaliação: 5 de 5.

ASSINE PARA RECEBER CONTEÚDO CRISTÃO DE QUALIDADE!


Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Júlio César Medeiros

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo