Introdução à Escatologia Bíblica

INTRODUÇÃO:

Material para professores de Escola Dominical, professores e alunos e pessoas do publico em geral que gostem de estudar a Bíblia e a usam como manual de fé e prática. O tema da Escatologia é de suma importância.

Escatologia é uma parte do estudo da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos da humanidade sobre a terra, ou do destino final do gênero humano, chamado erroneamente como fim do mundo.

Em outras palavras, é a doutrina das coisas que devem acontecer no fim do mundo.

Preparamos uma linha do tempo, resumida, com os principais acontecimentos para que possamos compreender a dimensão dos acontecimentos. Portando, o termo “escatologia” significa “estudo ou doutrina das últimas coisas” oriundo do grego “escathos” (último), e “logos” (raciocínio, estudo).

Linha de Eventos Escatológicos.

1 A morte de Cristo

Cristo morreu na cruz do calvário em nosso lugar para a remissão dos pecados de toda a humanidade inaugurando o tempo da era da igreja (Ap 1:1-8)

2 A era da igreja

É o atual momento que vivemos, a igreja Cristã, que se iniciou com Cristo e não sabemos a duração de seu tempo até a sua retirada da terra. Conhecido também como o tempo da graça (Mt 16:18)

3 O arrebatamento

O arrebatamento será consumado no primeiro ato da segunda vinda de Jesus, onde a igreja será retirada do planeta terra de forma brusca, inesperada e sobrenatural, a fim de que seja transportada para as regiões celestes, onde unir-se-á, eterna e plenamente com o Senhor Jesus. ( 1 Ts 4:13-18; 1 Co 15:50-53)

4 A Grande Tribulação

Após o arrebatamento da igreja, será inaugurado o período de 7 anos da grande tribulação dividida em duas partes de 3 anos e meio, onde na primeira parte aparecerá o Anticristo governando o mundo com poder político e comercial sustentado por dez reis e com poder religioso sustentado pelo falso profeta sob a autoridade de Satanás.(Ap 13:1-5)

5 O Tribunal de Cristo

Enquanto a grande tribulação se desencadeia na terra, no céu, os salvos em Cristo Jesus terão suas obras julgadas pelo Senhor no Tribunal de Cristo, considerando que todos já estão na condição de um corpo glorificado, portanto salvos e livres do pecado, porém, segundo as suas obras serão julgados e receberão os seus respectivos galardões (1 Co 3:11-15; Ap 11:15-18)

6 As bodas do Cordeiro

Distribuídas os respectivos galardões aos santos, virá na sequência no céu, as bodas do cordeiro que será uma festa no céu com um banquete celestial entre o Senhor Jesus e a sua igreja santa e imaculada (Ap 19:6-9).

7 A Volta de Cristo

com a sua igreja o Senhor Jesus, no segundo ato de sua segunda vinda virá com a sua igreja para julgar as nações, destruir o império satânico e destronar Satanás, o falso profeta e o Anticristo da governança do mundo. . (Mt 25:31-46)

8 O Armagedom

Na batalha do Armagedom o falso profeta e o Anticristo serão lançados no lago de fogo e enxofre e os que tem a marca da besta serão mortos e seus corpos consumidos pelos abutres. (Ap19:11-21). Satanás e os seus demônios serão acorrentados por 1000 anos e todas as nações serão julgadas pelo seus mal feitos. (Ap 20:1-3) Nesta Batalha a menina dos olhos do Senhor, Israel, será salva e assim reconhecerão que o Senhor Jesus é o verdadeiro Messias, o redentor de Israel e da humanidade. (Ap 16:12-16)

9 O milênio

Após a destruição do império Satânico começa na terra o governo de Cristo por mil anos, o milênio, uma teocracia segundo um reino universal, eterno, com justiça, verdade, júbilo, glória, santidade, paz, com equidade inflexível e com toda a plenitude de Espírito.(Ap 20:4).

10 O juízo final

Após o governo do milênio de Cristo, virá o julgamento final, também conhecido como o juízo do trono branco que é a sessão judicial que terá lugar na consumação de todas as coisas temporais, onde o Senhor Todo-Poderoso sentenciará ao sofrimento eterno no lago de fogo e enxofre todos os ímpios mortos de todos os tempos que ressuscitarão num corpo sem glória e por terem rejeitado o Senhor Jesus como Senhor e Salvador receberão pelas más obras praticadas registradas em seus próprios livros a condenação de viverem com o Diabo, o Anticristo, o falso profeta e todos os demônios no lago de enxofre e fogo eternamente em sofrimento. (Ap 20:11-15).

11 Novos céus e nova terra

Após o julgamento final, Deus criará para nós um novo lar celestial, porém, antes do Senhor criar novos céus e nova terra, Ele destruirá os antigos céus e a antiga terra pelo fogo e imediatamente criará novos céus e nova terra e viverá junto com seus filhos para sempre em um lugar sem dor, sem pranto, sem lágrimas e sem morte e assim estaremos para sempre na Nova Jerusalém Celestial. (Ap 21:1-7; 2 Pd 3:7-13)

Conclusão

Este tema ainda é cercado de muito mistério e diferentes interpretações, contudo, uma coisa é certa. O mesmo Senhor que subiu ao céu, dele voltará

Mensagem sobre o Arrebatamento! Assista

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s