O QUE SÃO PRINCÍPIOS E VALORES

Vamos conversar, hoje, sobre dois aspectos fundamentais da liderança: Os princípios e o valores. você sabe o que são? em qualquer área da liderança, seja ela corporativa ou religiosa, tais pressupostos são fundamentais para uma liderança de sucesso. Neste artigo eu explico o que são e como aplicá-los e demonstro como que a falta deles levam muitos líderes ao fracasso

Os princípios perfazem a base da nossa existência social.  Eles são, na verdade, os pilares que orientam os comportamentos que ajudam o líder a agir em determinadas questões de acordo com  a justiça, igualdade, dever e liberdade. Os valores, por outro lado, estão mais associados às escolhas que fazemos. Trata-se de crenças que são aprendidas no meio social e que são compartilhadas por membros de um dado grupo, são os valores que definem o que é certo e errado.

Assim, podemos dizer que os princípios são o Norte de nossa bussola comportamental. São leis naturais claras e consistentes, que não mudam, não se alteram de acordo com as circunstâncias e funcionam como fundamentos para a manutenção de uma dada cultura ética.

Na hora de tomar decisões, o líder precisa se orientar por eles. As decisões que tomam na hora de enfrentar situações difíceis mesmo que nunca tenham enfrentado tal situação antes. Ele saberá como agir, desde que ele siga os princípios que antes foram estabelecidos. Além disso, os princípios ajudam a estruturar as relações sociais, a comunicação e os hábitos não apenas no âmbito profissional, mas também em seu dia a dia.

Por outro lado, os  valores se diferem dos princípios, pois eles baseiam-se nas escolhas feitas pelos líderes, e são influenciados pelos agentes externos ou cultura de um determinado povo. Os valores são subjetivos e internos, pois nascem da nossa experiência com o meio social e é apreendido através da família, da escola, da faculdade e da religião se segue.

EXEMPLO DA DIFERENÇA ENTRE PRINCÍPIOS E VALORES EM UMA EMPRESA

  • Princípios: relacionam-se a  aspectos como responsabilidade social e lealdade;
  • Valores: Relacionam-se a questões de competitividade, inovação e rentabilidade.

Algumas empresas divulgam seus valores para os clientes, tais como fez uma certa empresa de segurança:

  • •         Compromisso e responsabilidade;
  • •         Competência e inovação;
  • •         Interação socioambiental;
  • •         Parceria de respeito com clientes e colaboradores;
  • •         Foco nos resultados;
  • •         Estratégia e competitividade ética.

Repare que tais quesitos relacionam-se a interação entre o social, daquilo que determinado grupo acha certo, como por exemplo: a interação socioambiental. Alguns acreditam que daí que se cria a ética de tais empresas. Eles mudam de lugar para lugar e de país para país e assim por diante.

Os valores de uma empresa, diferentemente dos princípios, são universais e absolutos e constituem os limites específicos que devem ser respeitados por quem o adota. Como certa empresa assim elencou:

  • •         Aqui damos oportunidades iguais a todos os funcionários independentemente do sexo do funcionário;
  • •         Não toleramos nenhum tipo de assedio e/ou bullying;
  • •         Nesta empresa primamos pela responsabilidade e a verdade de nossas práticas financeiras.

Note que os enunciados acima não são subjetivos. Eles são corretos e devem ser aplicados em todos os lugares independentemente da cultura que se tenha, pois discriminar pessoas ou praticar assedio é uma atitude errada em qualquer lugar, não é uma questão de interpretação, nem visão de mundo, mas de se agir da forma correta.

Podemos dizer que os princípios se relacionam com o caráter. Você conhece o caráter de uma empresa pelos princípios que ela emprega, e você conhece o caráter de um líder pelos princípios que adota.

Pois bem, e por que estamos falando tudo isso sobre os valores e princípios? é que um líder precisa ter seus valores, e adotar princípios. Os valores se baseiam em suas crenças e os princípios, uma vez bem definidos o guiarão ao seu objetivo.  Deus também trabalha com princípios.

“Presta deveras atenção às minhas palavras. Inclina teu ouvido às minhas declarações. Não se afastem elas dos teus olhos. Guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham e saúde para toda a sua carne”  (Pv. 4.20.22)

O texto acima de provérbios expressa um dos princípios Divino: A  obediência a sua Palavra traz saúde para os que a praticam. Isto é um fato, é imutável assim como a sua palavra “Secou-se a erva verde, murchou a flor; mas, quanto à palavra de nosso Deus, ela durará por tempo indefinido.” Eles, os princípios, constituem a base para as leis. Regras, que tendem a ser específicas, talvez se apliquem apenas a determinado tempo ou situação, mas os princípios são eternos. (Salmo 119:111) Os princípios Divinos não passam, não ficam fora de moda, ou perdem a validade eles revelam o seu caráter. Você conhece a Deus através de seus princípios e você conhece um líder pelos princípios que ele adota.

E ai? gostou/ saiba mais em:

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s