3 Características de uma Liderança Autêntica !

“…Olhai para mim, e fazei como eu fizer…” (Juízes 7:17)

3 Características para uma liderança eficaz.

Os líderes que possuem perspectiva entendem que quando a sua preocupação for focada em seus empregados do que em seu próprio negócio, o resultado será sempre ,maiores benefício e pessoas mais felizes. Três características que fazem ressaltar tais líderes, de acordo com esta passagem são:

  1. A força do exemplo:

1. A força do exemplo

Ninguém pode ser aquilo que deveria ser, até que o demonstre fazendo. Estamos vivendo uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Até aqueles que se dizem exemplo, fogem a sua responsabilidade e aparecem constante na mídia dando escanda-los, o que por sinal não é uma exclusividade nem de lideres religiosos e isto em todos os segmentos religiosos.

O maior exemplo é o que damos com a vida. Diante de seus seguidores, Josué chamou a responsabilidade para si mesmo pedindo que fizessem como ele fazia. Isto nos lembra que o maior ensino se dá com a vida e não com palavras. Líderes autênticos são exemplo no que pedem, no que dizem e no que fazem

2. Facilitadores de Tarefas

A forma de alcançar suas próprias metas é ajudando aos demais a conseguir a suas. Pessoas que pensam em sí mesmas são péssimas líderes, elas são manipuladoras e usam a influencia, um cargo ou título com vistas a se auto beneficiar de algum modo.

Líderes autênticos exercem a liderança com o objetivo de ajudar os que estão ao seu redor, para promover a paz e o benefício mutuo, se não for assim, desconfie, trata-se apenas de um impostor que se gaba do título para se auto promover.

3. São Corteses


Nunca olham a ninguém por cima do ombro, ou falam com desprezo de outros. Não possuem padrão de pessoas “importantes” ou “insignificante”. Para esses líderes, todos têm o mesmo valor porque reconhecem um potencial individual em cada e toda pessoa e entendem que a sua missão é fazer com que tais qualidades aflorem despertando o melhor em cada ser humano que encontra em sua jornada.

4. São decisivos

Olhe o desafio de Josué: “…escolhei hoje a quem sirvais;… porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15) Isso não é brincadeira (não são só palavras). As pessoas precisam de direção, firmeza. Lembre-se de duas coisas: Os problemas que já causou por ser indeciso e também aqueles que se resolveram por uma direção clara. E para que isso aconteça as vezes é necessário estar só, porque é daí que vem o fruto.

Eis aqui uma oração de um líder autêntico:

“Senhor não é fácil estar em um ponto de mira. É um lugar solitário, assustador, e o último lugar que eu queria estar. Esta tarefa é tão grande que o único que posso fazer é lançar-me em teus braços.Ajude-me a exercer a minha autoridade com graça. Mantenha-me forte, encoraja-me e me dê sabedoria para poder dirigir bem todas as coisas. Meu coração quer ser como o teu… Dai-me o amor que necessito para liderar bem . Amém”

Que em nossa vida tenhamos a felicidade de cruzar em nossa caminhada com líderes autênticos e quem sabe aprender com eles e até nos tornar como os tais.

O mundo precisa de exemplo e não de palavras

(Trecho extraído do livro Os 7 princípios da liderança, do autor)

Avaliação: 1 de 5.

3 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s