Quem foi Mardoqueu

MARDOQUEU
Depois do último levantamento de Jerusalém contra Nabucodonosor, a família do Mardoqueu foi deportada a Babilônia. O provavelmente nasceu em Suas, (cidade que se converteu em uma das capitais da Pérsia depois que Ciro conquistasse Babilônia) e herdou uma posição oficial entre os judeus cativos que o manteve perto do palácio até depois de que os babilônios tinham sido derrocados. Em um momento, quando escutou os planos para assassinar ao rei Assuero, reportou o complô e salvou a vida do rei.


A vida do Mardoqueu esteve cheia de desafios que ele converteu em oportunidades. Quando morreram seus tios, adotou ao Ester, a filha deles e portanto sua prima, provavelmente porque seus próprios pais tinham morrido e se sentia responsável por ela. Mais tarde, quando foi levada a harém do Asuero e escolhida para ser reina, Mardoqueu continuou aconselhando-a. Muito pouco tempo depois disto, viu-se em um conflito com Amam, o recém designado chefe de governo do Asuero. Embora desejava servir ao rei, Mardoqueu se negou a adorar ao representante do rei. Amam estava furioso com o Mardoqueu. Assim planejou fazer matar ao Mardoqueu e a todos os judeus. Seu plano se converteu em uma lei para os medos e os persas, e parecia que os judeus tinham sido sentenciados. Entretanto, Mardoqueu, desejava servir a Deus onde estivesse.

Falou com o Ester e lhe disse que possivelmente a razão pela que Deus lhe tinha permitido ser reina era para que salvasse a seu povo desta ameaça. Mas Deus também o tinha posto a ele, anos antes, no lugar correto. Deus revelou ao rei, por meio da leitura de documentos históricos, que Mardoqueo tinha salvado sua vida em uma ocasião e o rei se precaveu de que nunca o tinha agradecido. Então, Mardoqueo foi honrado pelo rei e isto arruinou o plano de Amam de pendurá-lo em uma forca. Deus tinha planejado um contra-ataque efetivo contra o qual o plano de Amam não pôde manter-se em pé.


Mais tarde, Mardoqueo instituiu a festa judia do Purim. Teve uma larga carreira de serviço ao rei em favor dos judeus. Na vida do Mardoqueu, Deus mesclou caráter e circunstâncias para obter grandes costure. O não trocou a forma em que trabalha. Deus está utilizando as situações às que se enfrenta cada dia para tecer um patrão de santidade em seu caráter. Faça uma pausa e peça a Deus que o ajude a responder adequadamente às situações nas que você se encontra no dia de hoje.


Pontos fortes e lucros :

  • — Denunciou um complô de assassinato em contra do rei
  • — Tão responsável para adotar a sua prima
  • — Recusou inclinar-se ante ninguém que não fora Deus
  • — Tomou o lugar de Amam como segundo em importância no governo do Asuero


Lições de sua vida :


— As oportunidades que temos são mais importantes que as que tivéssemos desejado teu
— Podemos confiar em que Deus entretecerá os fatos da vida para nosso benefício, mesmo que possivelmente não possamos ver o plano completo
— As recompensas por fazer o correto se atrasam em ocasiões, mas Deus mesmo as garante


Dados gerais :


— Onde: Suas, uma das várias cidades capitais da Persia
— Ocupação: Oficial judeu que chegou a ser segunda em fila depois do rei Asuero
— Familiares: Filha adotiva: Ester. Pai: Jair
— Contemporâneos: Asuero, Amam


Versículo chave :


“Porque Mardoqueu o judeu foi o segundo depois do rei Asuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, porque procurou o bem-estar de seu povo e falou paz para toda sua linhagem” (Et. 10:3).


A história do Mardoqueu se relata no livro do Ester.

Fonte: Comentarios de la Biblia del Diario Vivir.

Para saber mais

Para saber mais sobre Mardoqueu e o livro de Ester, assista ao video

Período do cativeiro judaico: resumo dos livros de Esdras e Ester

Período do cativeiro judaico: resumo dos livros de Esdras e Ester é um quadro Canal Boa Semente Chamado Estudando a Bíblia

POSTS MAIS RECENTES

Pense nisto e morra

Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro.

Continue lendo

Lição 12 Zacarias, o profeta zeloso Adolescentes viver + 2° tri 2021

Zacarias e Ageu profetizaram no mesmo período, com missões semelhantes. Zacarias deveria animar o povo com promessas de vitória tanto para aqueles dias quanto para os dias de glória que viriam. Eles tinham acabado de sair do cativeiro babilônico, onde viveram 70 anos dominados por outra nação. Depois de dezesseis anos de retorno a Jerusalém, o templo continuava abandonado e o povo estava envolvido com seus interesses pessoais. Então Zacarias denunciou os pecados de Israel e trouxe uma palavra de refrigério. Estimulando o povo a servir ao Senhor com fidelidade, pois a vinda do Senhor era certa.

Continue lendo

Lição 12 – João: Jesus como Filho de Deus

A visão de João acerca de Jesus mostra a quarta face vista por Ezequiel, cujo rosto era semelhante a águia. João descreve Jesus como enviado de Deus e enfatiza o título, Filho de Deus. Nesta lição, veremos a importância deste termo no Evangelho de João, bem como na comunidade da época.

Continue lendo

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s