Quem foi Amam?

Amam ou Hamã (AS duas grafias estão corretas, pois depende-se da tradução, pode se dizer Amam, ou Hamã) era um líder extremamente arrogante. Reconhecia ao rei como seu superior, mas não aceitava que ninguém fosse seu igual. Quando um homem, Mardoqueu, recusou inclinar-se em submissão a ele, Amam quis destrui-lo. encheu-se de odeio contra Mardoqueu.

Já estava cheio de ódio racial contra todo o povo judeu devido à larga tradição de ódio entre os judeus e os antepassados deles, os amalecitas. A dedicação a Deus do Mardoqueo e seu rechaço a honrar a qualquer ser humano, representou uma provocação para a religião de Amam que se centrava nele mesmo. Amam viu os judeus como uma ameaça a seu poder, e decidiu matá-los a todos.


Deus tinha vindo preparando a queda de Amam e o amparo de seu povo muito antes de que Amam tivesse autoridade sob o governo do rei Asuero. Ester chegou a rainha, e o papel do Mardoqueo ao descobrir o complô de assassinato fez que o rei estivesse em dívida com ele. Não só lhe impediu a Amam que matasse ao Mardoqueo, mas também teve que sofrer a humilhação de honrá-lo publicamente.

Em poucas horas, Amam morreu na mesma forca que tinha construído para pendurar ao Mardoqueu. frustrou-se seu plano de eliminar aos judeus. Em contraste com Ester, a qual arriscou todo Por Deus e ganhou, Amam arriscou tudo por um propósito perverso e perdeu.

A lição que podemos tirar disto tudo é que, tudo que fazemos pode retornar contra nós. Amam quer dizer que obteve o que se merecia. Mas a Bíblia nos leva a nos fazer perguntas mais profundas: “Quanto tem que Amam em mim?”, “Desejo controlar a outros?”, “Sinto-me ameaçado quando outros não me apreciam como eu acredito que devessem fazê-lo?”, “Procuro vingança quando meu orgulho é atacado?” Confesse estas atitudes a Deus e lhe peça que as substitua com uma atitude de perdão. De outra maneira, a justiça de Deus se encarregará de resolver o problema.


Pontos fortes e lucros :
— Alcançou grande poder, foi o segundo em mando depois do Asuero, rei da Persia
Debilidades e enganos :
— O desejo de controlar a outros e receber honra era sua meta maior
— Foi cegado por sua arrogância e presunção
— Planejou o assassinato do Mardoqueu e construiu uma forca para ele
— Orquestrou o plano para massacrar ao povo de Deus de todo o império
Lições de sua vida :
— O ódio será castigado
— Deus tem um registro surpreendente por fazer que planos perversos se voltem contra quem os desenha
— A soberba e a presunção serão castigados
— A insaciável sede de poder e de prestígio resulta autodestrutiva
Dados gerais :
— Onde: Susã, capital da Pérsia
— Ocupação: Segundo em hierarquia em todo o império
— Parente: Esposa: Zeres
— Contemporâneos: Asuero, Mardoqueu, Ester
Versículos chave :

“E viu Amam que Mardoqueo nem se ajoelhava nem se humilhava diante dele; e se encheu de ira. Mas teve em pouco pôr mão no Mardoqueo somente, pois já lhe tinham declarado qual era o povo do Mardoqueo; e procurou Amam destruir a todos quão judeus havia no reino do Asuero, ao povo do Mardoqueo”

(Et_3:5-6).

(Fonte Biblia Diário vivir)

Avaliação: 1 de 5.

Se foi bênção para você, considere deixar um cafezinho, contribua e nos ajude a manter este site no ar! Clique nesta imagem, no lado direito desta página

https://go.hotmart.com/D45351936X?dp=1

Curso de Formação de Professores de Escola Bíblica Dominical

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s