Quem foi Maria Madalena

  • Maria Madalena provavelmente nasceu no início do primeiro século EC, provavelmente na cidade de Magdala.
  • Magdala era uma pequena vila de pescadores na costa oeste do Mar da Galiléia.
  • Em hebraico, a palavra é Migdal , que significa “torre ou fortaleza”; em aramaico, Magdala significa “torre” ou “elevada, grande ou magnífica”.
  • Maria é obviamente de Mariam , a variante grega usada na Septuaginta para a irmã de Moisés. O nome era bastante popular no primeiro século.
  • Poucas mulheres foram objeto de mais discussão e menos consenso do que Maria Madalena.
  • Em várias ocasiões, Maria Madalena foi associada à maioria das outras Marias mencionadas no Novo Testamento (exceto, é claro, a mãe de Jesus. Na maioria das vezes ela é identificada como Maria de Betânia [irmã de Marta e Lázaro]; outras opte pela mulher adúltera de João 8).
  • No século VI, o Papa Gregório, o Grande, deu um sermão retumbante identificando-a como uma prostituta arrependida. (Este permaneceria como o ponto de vista católico romano predominante até 1969, quando foi oficialmente revisado.)
  • Maria, como a prostituta arrependida, foi retratada em incontáveis ​​pinturas (especialmente durante os séculos 16-18) como a pecadora lavando os pés de Jesus com suas lágrimas e os secando com seus cabelos. (Ver Lucas 7: 37-38; porque Maria Madalena é apresentada nos próximos versículos de Lucas, as pessoas simplesmente presumiam que eram a mesma pessoa.)
  • De acordo com Lucas 8: 2 e Marcos 16: 9, Jesus exorcizou sete demônios dela.
  • Estudiosos modernos pensam que isso poderia ser uma referência a doenças físicas, não morais.
  • Além desta referência em Lucas 8: 2, ela não foi nomeada até depois da morte de Jesus.
  • Ela é a única pessoa a testemunhar a crucificação de Jesus, seu túmulo e o túmulo vazio. (Ver Marcos 15:40, Mateus 27:56, João 19:25 e Lucas 23:49 [que apenas diz: “as mulheres que o seguiram estavam à distância”]).
  • Todos os evangelhos a citam como testemunha do túmulo vazio, embora não haja consenso sobre a identidade de quem a acompanhou.
  • Quando ela é listada entre várias mulheres, seu nome está sempre em primeiro lugar, indicando sua importância.
  • Jesus apareceu apenas para ela em João 20:16 e Marcos 16: 9.
  • Isso causou problemas de credibilidade, uma vez que as mulheres geralmente não eram vistas como testemunhas confiáveis ​​no mundo antigo.
  • E esta é a última vez que ouvimos falar dela no Novo Testamento. Paulo não a menciona e ela não desempenha nenhum papel em Atos.
  • É mais provável que estudiosos modernos a vejam como a principal discípula de Jesus e uma grande líder e professora na igreja primitiva.
  • Alguns até sugeriram que ela pode ter sido “a discípula amada” mencionada no evangelho de João. Os textos que indicam que eram dois indivíduos separados são editados de maneira desajeitada, o que pode sugerir que foram modificados com o passar do tempo.
  • Muito disso é baseado nos primeiros escritos cristãos que apresentam uma imagem muito diferente de Maria Madalena.
  • A maioria desses livros foi escrita na segunda metade do primeiro século até o quarto.
  • A maioria desses escritos foi considerada herética por uma razão ou outra.
  • Em vários livros, ela é citada como “a apóstola dos apóstolos”.
  • Vários textos reconhecem que Jesus a amava mais do que qualquer um dos outros.
  • Por causa de seu relacionamento especial com Jesus, ela recebeu “ensinamentos secretos”, que mais tarde ela compartilharia com os outros apóstolos.
  • O Evangelho de Filipe afirma explicitamente que ela era a companheira de Jesus. A palavra também pode ser traduzida como “parceiro ou associado”.
  • Filipe também afirma que “Jesus costumava beijá-la no …” [Há literalmente um buraco no manuscrito onde deveria estar a próxima palavra]. A palavra mais provável é “boca”, e a linha seguinte diz que os outros discípulos ficaram bastante ofendidos com isso. (Os estudiosos que sugerem que beijar era uma saudação convencional e não tinha absolutamente nenhuma conotação sexual ainda não explicaram por que os outros discípulos ficariam ofendidos por isso.)
  • Não há evidências que indiquem que se tratava de um relacionamento conjugal; nem há qualquer evidência inflexível refutando-o como uma possibilidade.
  • Esses livros não canônicos também sugerem que havia uma tensão considerável entre ela e os discípulos de Jesus, principalmente Pedro e seu irmão, André.
  • Ao contrário da visão tradicional, a Igreja Ortodoxa Oriental acredita que Maria Madalena foi virtuosa durante toda a sua vida. Ela não é a mulher pecadora que enxugou os pés de Jesus com suas lágrimas.
  • De acordo com a tradição deles, ela foi para Éfeso com a mãe de Jesus e viveu lá até morrer.
  • As tradições ocidentais afirmam que ela foi para o sul da França (com seu irmão, Lázaro * e outros), onde viveu em uma caverna por 30 anos em contemplação solitária. * Se você aceitar a ideia, ela poderia ser Maria de Betânia.
  • Durante a maior parte da tradição católica romana, ela foi venerada como a prostituta reformada. Ela é a pecadora arrependida icônica.
  • Embora seu nome tenha sido usado por várias faculdades, também foi anexado a asilos para “mulheres decaídas”.
  • É claro que, à medida que aprendemos mais sobre a igreja primitiva, algumas de nossas presunções tradicionais precisam ser questionadas. Está ficando mais claro que Maria Madalena foi, de fato, uma discípula de grande autoridade e uma líder da igreja primitiva.

Traduzido de: https://www.biblewise.com/bible_study/characters/mary-magdalene.php

Últimos posts do blog

✨Priorizarmos bons valores amplia a nossa visão.✨

Devemos nós mesmas aderirmos dia após dia essa visão, usarmos a disciplina em nossas vidas, pois a mesma, nos transformará e não mas esperaremos que atentem para nós, porém seremos úteis, prestativas sem esperarmos reconhecimentos.

Continue lendo

Pense nisto e morra

Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas à ausência de vida e isso é um erro.

Continue lendo

Lição 12 Zacarias, o profeta zeloso Adolescentes viver + 2° tri 2021

Zacarias e Ageu profetizaram no mesmo período, com missões semelhantes. Zacarias deveria animar o povo com promessas de vitória tanto para aqueles dias quanto para os dias de glória que viriam. Eles tinham acabado de sair do cativeiro babilônico, onde viveram 70 anos dominados por outra nação. Depois de dezesseis anos de retorno a Jerusalém, o templo continuava abandonado e o povo estava envolvido com seus interesses pessoais. Então Zacarias denunciou os pecados de Israel e trouxe uma palavra de refrigério. Estimulando o povo a servir ao Senhor com fidelidade, pois a vinda do Senhor era certa.

Continue lendo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s