lição 5 Davi e Jonatas os bons amigos EBD Betel Viver + 3° tri 2021

§Davi e Jônatas se conheceram após a derrota de Golias, no Vale dos Carvalhos. Com certeza, a ousadia de Davi, naquele episódio, foi suficiente para que o filho mais velho do rei Saul percebesse que estava diante de um homem valoroso, te- mente a Deus e corajoso. §Não demorou muito tempo para que eles estabelecessem uma amizade sólida, fazendo uma aliança que expressava o amor e a admiração que sentiam um pelo outro. Jônatas reconheceu publicamente a honra de Davi, por isso Ihe deu sua capa, suas vestes, sua espada, seu arco e seu cinto (1Sm 18.1-4). 

Assista a lição aqui

§A amizade entre Jônatas e Davi é um exemplo de relacionamento verdadeiro, sincero e sem interesses. Davi era um jovem de família humilde, e Jônatas era filho do rei. Davi vivia entre as ovelhas, e Jônatas vivia no palácio. Davi era o filho mais novo de Jessé, e Jônatas era o filho mais velho de Saul. Apesar de todas essas diferenças, eles se tornaram grandes amigos. §Quando percebeu que Davi era um homem íntegro, Jônatas se recusou a ajudar seu pai a matá-lo. Isso parece estranho, mas Jônatas não desobedeceu a Saul, ele apenas percebeu que seu pai estava cometendo um erro ao querer tirar a vida de Davi, que não era inimigo do rei nem de Israel. §Davi não possuía bens materiais para dar a Jônatas, mas retribuiu a gentileza sendo fiel à aliança que fizeram. Sabendo das intenções de Saul, Jônatas sempre avisava o amigo das emboscadas para matá-lo (1Sm 19.2;23.16), e Davi escapava do rei.

Baixe o slide aqui

Deus nos criou como seres relacionais, por isso os amigos são importantes em nossa caminhada de vida. Apesar disso, é preciso selecionar as pessoas com quem temos amizade, como fizeram Davi e Jônatas, observando o caráter e o comportamento de quem se diz nosso amigo. Por fim, o cristão deve ter a Jesus no topo da sua lista de amizades, pois Ele nunca muda. Jesus é sempre o mesmo, independente das circunstâncias

Se este texto te foi útil, compartilhe com alguém, dê uma estrelinha e assine pra receber mais notificações.

Avaliação: 1 de 5.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s